Modelo de um bem, sem mobilidade de fatores
Vamos começar por duas economias (local e estrangeiro) que so produzem um bem e possuem dois fatores de produção (capital e trabalho). A função de produção de uma dessas economias é Q(K,L), isso é, a função de produção depende da oferta de capital e trabalho.
Vamos supor que o estrangeiro seja um país terra abundante e o local seja trabalho abundante. Como o local tem mais trabalhadores dispostos a trabalhar o salário lá é menor do que no estrangeiro. Da mesma forma, como o estrangeiro é terra abundante, o rendimento da terra no local é maior. Sendo assim, os trabalhadores do local gostariam de se mudar para o estrangeiro e o donos de terra gostariam de mudar suas terras para o local.
Movimento internacional do trabalho
Vamos supor que os trabalhadores possam se locomover livremente entre o local e o estrangeiro. Como o salário é maior no estrangeiro, os trabalhadores do local se moverão para lá. Isso vai diminuir a oferta de trabalho no local e aumentar no estrangeiro. Os salários do local vão aumentar e os do estrangeiro vão diminuir. Este processo vai continuar até o ponto em que o produto marginal do trabalho (PmgL) seja o mesmo no local e no estrangeiro.
O gráfico acima mostra exatamente oque acabei de descrever. Na parte horizontal temos o total da mão de obra do mundo. O lado esquerdo mostra o PmgL do local e do lado esquerdo o PmgL do estrangeiro (PmgL*).
Inicialmente OL1 estão empregados no local e O*L1 no estrangeiro. Como o salário é maior no estrangeiro, os trabalhadores do local se deslocam para lá até o ponto L2. Neste ponto, os PmgL são semelhantes nos dois países. Perceba que a força de trabalho do local reduziu-se para OL2 e a do estrangeiro aumentou para O*L2. O PmgL do local cai e do estrangeiro aumento.
Taxa real de juros
A taxa real de juros é que vai definir o custo de trocar consumo presente por consumo futuro entre os países. É possível trocar uma unidade de consumo presente por (1+r) unidades de consumo futuro, onde r representa a taxa de juros.
O preço relativo do consumo futuro é 1/(1+r)
Se os empréstimos são permitidos, o preço relativa de consumo futuro - e dessa forma a taxa de juros real mundial - será determinado pela oferta relativa mundial e pela demanda relativa mundial de consumo futuro.
Investimento estrangeiro direto e empresas multinacionais
Investimento estrangeiro direto é quando uma empresa de determinado país cria ou expande uma filial em outro país. É diferença deste investimento é que não ocorre apenas uma transferência de recursos para um terceiro, ele cria algo que faz parte da matriz.
Enviar um comentário
0 Comentários