ESAF - Analista de Comércio Exterior/Grupo 2/2012 - Específica - Questão 36

36 - Considere três bens denominados bem A, bem B e bem C. Os três bens são transacionados em mercados em concorrência perfeita e possuem ofertas independentes, isto é, a curva de oferta de cada um desses bens não é afetada pelos preços dos outros dois bens. Além disso, o bem A é substituto do bem C e o bem B é complementar do bem C. Então: 

a) uma redução no custo de produção do bem C deverá levar a uma elevação na quantidade de equilíbrio no mercado do bem A e a uma redução no preço de equilíbrio no mercado do bem B. 

b) uma elevação no custo de produção do bem C deverá levar a uma redução na quantidade de equilíbrio no mercado do bem A e a uma elevação no preço de equilíbrio no mercado do bem B. 

c) uma elevação no custo de produção do bem C deverá levar a uma elevação no preço de equilíbrio no mercado do bem A e a uma redução na quantidade de equilíbrio no mercado do bem B. 

d) uma redução no custo de produção do bem C deverá levar a uma elevação no preço de equilíbrio no mercado do bem A e a uma redução no preço de equilíbrio no mercado do bem B. 

e) uma redução no custo de produção do bem C deverá levar a uma elevação no preço de equilíbrio no mercado do bem A e a uma redução na quantidade de equilíbrio no mercado do bem B.

Resolução:

A questão aponta uma relação de demanda e oferta entre três bens: A, B e C, em que A é substituto de C e B é complementar ao bem C.

A letra A é incorreta por afirmar que uma redução no custo de produção do bem C deverá levar a uma elevação na quantidade de equilíbrio no mercado do bem A. Veja que, com uma redução no custo de produção de C, haverá um deslocamento da curva de oferta desse bem para a direita e para baixo, assim, haverá uma redução no preço de equilíbrio com um aumento da quantidade de equilíbrio. Como os bens A e C são substitutos, haverá uma redução na quantidade de equilíbrio do bem A, já que as pessoas passarão a demandar mais do bem C.

A alternativa B é incorreta por considerar que um aumento nos custos de produção do bem C levarão a uma redução na quantidade de equilíbrio no mercado do bem A. Veja que quando há um aumento nos custos do bem C, haverá um deslocamento da curva de oferta desse bem para a esquerda e para cima. Assim, haverá um aumento no preço de equilíbrio desse mercado. Com o bem C mais caro e dado que o bem A é seu substituto, haverá um aumento na quantidade de equilíbrio do bem A, não uma redução, como apontado pela questão. 

A assertiva C é verdadeiro por afirmar que um aumento nos custos de produção do bem C (e, assim o deslocamento para a esquerda e para cima da sua curva de oferta, levando a um aumento de preços) deverá levar um aumento no preço de equilíbrio no mercado do bem A (já que haverá um deslocamento da curva de demanda para cima e para direita, levando a um aumento no preço de equilíbrio) e uma redução da quantidade de equilíbrio no mercado do bem B (já que com a redução da quantidade de equilíbrio do bem C haverá uma redução na demanda do bem B, o que leva a um deslocamento da curva para a esquerda e para baixo, o que implica em uma redução do preço de equilíbrio nesse mercado).

A Letra D é incorreta por indicar que uma redução dos custos na produção de C levará a uma elevação no preço de equilíbrio em A (note que haverá uma redução no preço de equilíbrio: a redução nos custos de produção de C levam a um deslocamento da curva de oferta para a direita e para baixo, o que leva a uma redução no preço de equilíbrio desse bem). A questão erra ainda por afirmar que haverá uma redução no preço de equilíbrio do bem B, quando, na verdade, haverá um aumento (já que com o aumento da quantidade de equilíbrio de C, haverá, ainda um aumento da demanda por B. Lembre que esses dois bens são complementares).

Finalmente, a letra E está errada por apontar que uma redução no custo de produção de C levará a uma redução na quantidade de equilíbrio do bem B. Como dito acima, haverá um aumento na quantidade já que os dois bens são complementares.

Gabarito: Letra C 

Enviar um comentário

0 Comentários