CESPE - Auditor Federal de Controle Externo/Controle Externo/Auditoria Governamental/2015


A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o item.
 
Necessidade total de financiamento permanente (NTFP) é o montante mínimo de passivo permanente (PP) que a empresa deve manter, visando lastrear seus investimentos em giro e fixo assim como estabelecer seu equilíbrio financeiro. Quando o PP superar a NTFP, há indicativos de dificuldades financeiras, que podem ter sido motivadas pelo desajuste entre os prazos maiores dos investimentos (ativos) em relação à maturidade dos passivos.

Resolução:

A NTFP- Necessidade Total de Financiamento Permanente é o total de recursos de longo prazo que serão precisos para financiar a atividade da empresa. É representado pelo volume mínimo de recursos do passivo permanente (passivo exigível a longo prazo + patrimônio líquido) que será necessário que a empresa mantenha para suportar investimentos em giro e também em fixo para alcançar o equilíbrio financeiro.
 
Entretanto duas situações podem ser observadas:
 
⇒ Passivo Permanente > NTFP - Quando o passivo permanente superar a NTFP, a diferença estará nos ativos financeiros que incrementam o saldo disponível. Isso quer dizer que está sobrando recursos financeiros disponíveis para outras aplicações.
 
⇒ Passivo Permanente < NTFP - Quando a NTFP é maior que o Passivo Permanente, há saldo disponível negativo e a empresa está financiando parte de suas necessidades de longo prazo (permanente) com os recursos vencíveis no curto prazo. Isso significa que há maior dependência financeira pela renovação destas dívidas.
 
O enunciado diz que quando PP > NTFP há indicativos de dificuldades financeiras, o que não é verdade, pois está sobrando recursos para outras aplicações.

Enviar um comentário

0 Comentários