35 - Sobre o lançamento como forma de constituição do crédito tributário, assinale a opção correta.
a) A obrigação de prestar declaração é determinante para a definição da modalidade de lançamento do tributo respectivo.
b) Qualquer que seja a modalidade escolhida para o arbitramento, o fisco poderá levar a efeito a que mais favorecer o contribuinte.
c) Nos tributos sujeitos ao lançamento por homologação, o pagamento antecipado é o termo a quo do prazo para repetição e compensação de indébito.
d) A legislação brasileira utiliza-se largamente da modalidade do lançamento por declaração, a maior parte dos tributos, especialmente nos impostos e contribuições sociais, segue tal sistemática.
e) A natureza do ato homologatório difere da do lançamento tributário: enquanto este certifica a quitação, aquele certifica a dívida.
Resolução:
a) Completamente errada. Inclusive, uma declaração pode ser desconsiderada pelo Auditor e feito um lançamento de ofício. Há também de considerar o Art. 142 Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
b) Errada. O ponto principal aqui é que o lançamento não é arbitrário e sim arbitrado (ver explicação no livro do Ricardo Alexandre ou Eduardo Sabaag). Diante disso, perceba no Art. 284 (arbitramento de receita por indícios de omissão) do RIR que o auditor está regido por regras. O auditor não pode sair estabelecendo valores arbitrários de receita omissa por exemplo. Ele está vinculado a legislação. Caso contrário, o auditor poderia beneficiar um contribuinte e prejudicar outro (na mesma situação) ferindo o princípio da isonomia.
c) Correta
d) Errada. Sabe-se que a legislação brasileira utiliza em grande escala o lançamento por homologação.
e) Errada. O ato homologatório feito pelo auditor homologa a exatidão da atividade feita pelo contribuinte. Caso haja alguma incoerência, poderá o auditor fazer um lançamento de ofício.
Gabarito: Letra C
Enviar um comentário
0 Comentários