FGV - Auditor Fiscal da Receita Estadual (SEFAZ RJ)/2007

Suponha que o mercado brasileiro de gás natural possa ser representado pelas seguintes equações de demanda e oferta, respectivamente: 

QD = 240 - P 
QS = P 

Notação: QD é a quantidade demandada (em m3), QS é a quantidade ofertada (em m3) e P é o preço (em dólar). Suponha ainda que o preço internacional de equilíbrio do metro cúbico de gás seja 60 dólares. Caso o governo brasileiro decida cobrar uma tarifa fixa de 10 dólares por metro cúbico importado, pode-se afirmar que o peso-morto gerado por essa política será:

a) 140 dólares. 
b) 110 dólares. 
c) 100 dólares. 
d) 120 dólares. 
e) 130 dólares.

Resolução:

A forma mais clara de solucionarmos esta questão é através da construção e análise do gráfico. 

No primeiro momento, o enunciado nos informa as equações de demanda e oferta para o mercado interno. 

Obtemos o equilíbrio da seguinte forma: 

Qd = Qs = P => P = 240 – P => P = Qs = Qd = 120 

Em seguida, o examinador informa que há um preço internacional de U$60,00 por metro cúbico de gás. 

Ora, esse preço determina o preço interno, pois se o mercado interno praticasse um preço mais alto, os consumidores apenas importariam gás natural.



Repare no gráfico 1 que para o preço de U$60,00 há uma oferta interna de 60 metros cúbicos e uma demanda de 180 metros cúbicos. A diferença entre quantidade demandada e quantidade ofertada pelo produtor interno representa a quantidade importada. 

Note ainda que a área do gráfico pintada de vermelho representa o excedente do produtor e a pintada de azul o excedente do consumidor. 

A seguir, é informado que o governo brasileiro criou uma taxa fixa de U$10,00 por metro cúbico de gás. Passemos a analisar, então, o gráfico 2:


Notamos que a curva de oferta é empurrada para P' = U$70,00. Essa nova condição permite que o produtor interno aumente sua produção 70 metros cúbicos e faz com que a demanda caia para 170 metros cúbicos. A quantidade importada cai de 120 para 100 metros cúbicos. 

Note que essa mudança causa um aumento do excedente do produtor, representada pela área roxa. Encontramos também no gráfico o total arrecadado pelo governo, representado pela área verde. Repare que há duas áreas triangulares, pintadas de amarelo, que não são arrecadadas pelo governo e nem aumentam o excedente do produtor. Essa é justamente a perda econômica gerada pela tributação, chamada de perda de peso morto. Com um simples cálculo geométrico, temos: 2*10*10/2 = 100 dólares

Gabarito: Letra C

Enviar um comentário