ESAF - Analista Técnico da SUSEP/Controle e Fiscalização/2010

A operação que possui delta negativo, na lista abaixo, é: 

a) a compra de contratos a termo de ações. 
b) a compra de contratos futuros de IDI. 
c) a venda de opções de venda de ações. 
d) a venda de contratos futuros de IDI. 
e) a compra de um box spread de opções.

Resolução:

Derivativos são ativos cujo valor deriva total ou parcialmente de outro ativo denominado de ativo-objeto. Em finanças, os principais tipos de derivativos são negociados nos mercado futuros, a termo, de opções e de swaps. Os derivativos foram criados com o propósito de proteger ao agentes econômicos contra os riscos decorrentes das flutuações de preços durante períodos de escassez ou de superprodução do produto ou ativo-objeto negociado. Em outros termos: dada a incerteza dos eventos na economia que afetam diretamente a rentabilidade das empresas, o advento dos instrumentos derivativos tinha por objetivo proporcionar uma salvaguarda ou proteção – hedge – contra o risco de preço. Contudo, tais instrumentos passaram a exercer um modo rápido e bastante arriscado para alavancar os ganhos das carteiras de administradores de recursos financeiros, isto é, os derivativos passaram a ser utilizados como instrumentos de especulação financeira. 

A despeito da finalidade dos derivativos, a teoria financeira mostra que o preço de uma opção – de compra ou venda – está intimamente relacionado ao preço de exercício do ativo-objeto. A formula de Black-Scholes fornece uma metodologia útil para o investidor determinar o preço de uma opção. Embora a formula de Black-Scholes seja aparentemente intimidante devido à grande quantidade de informações e parâmetros estatísticos, ela pode ser explicada de forma intuitiva dado que ela explicita o valor presente do retorno ajustado pela probabilidade de que a opção seja exercida no vencimento. 

Ademais, Black-Scholes buscaram, além de desenvolver um modelo de precificação de opções, sistematizar o comportamento dos preços das opções quando ocorrem oscilações no valor dos parâmetros que os determinam tratando esta sensibilidade (ou, mais precisamente, elasticidade) por 5 letras gregas. De acordo com os autores, a letra grega Delta representa a variação do preço da opção quando muda o preço do ativo-objeto. A letra grega Gama indica o grau de sensibilidade do delta para cada variação unitária do preço do ativo-objeto, isto é, a segunda derivada do Delta. O valor de Gama é tão mais alto quanto maior é a probabilidade da opção ser exercida, como será tão mais baixo quanto menor for essa probabilidade. Já o Theta indica quanto a ação perde de valor por dia apenas pela passagem do tempo. Por sua vez, o Lambda mede o comportamento do prêmio da opção em relação à mudança na volatilidade-preço do ativo-objeto. Por fim, a letra Rho mede o comportamento do prêmio da opção em relação às mudanças na taxa de juros. 

A assertiva A é falsa. Segundo a teoria financeira, os agentes compram ativos porque acreditam que o preço futuro deles será maior proporcionando-lhes um retorno financeiro positivo. Dada a relação direta entre o preço de uma opção e o preço do ativo-objeto, tem-se que a expectativa de valoração do ativo-objeto irá proporcionar um delta positivo. 

A assertiva B é falsa. Vide comentário A. 

A assertiva C é falsa. De acordo a teoria financeira, quando um agente vende opções de venda é porque ele acredita na alta do mercado, isto é, que haverá uma valoração dos ativos. Logo, ocorrerá também um delta positivo associado a essa expectativa. 

A assertiva D é verdadeira. Na mesma linha de raciocínio do comentário A, tem-se que a venda de ativos está relacionado a expectativa de desvalorização do ativo-objeto. Consequentemente, ocorrerá uma queda no preço da opção – dada a variação negativa no preço do ativo-objeto – e assim, um delta negativo será observado. 

A assertiva E é falsa. No mercado de opções, um box spread é uma combinação de posições que tem um retorno certo, isto é, é um instrumento que possui um delta neutro.

Gabarito: Letra D

Enviar um comentário

0 Comentários