CESPE - Analista do Executivo (ES)/Ciências Econômicas/2013

Com relação à função clássica de demanda x(p,w), em que x é a cesta de consumo do consumidor, p é o vetor de preços e w é a riqueza, é correto afirmar que 

a) a função de demanda x(p,w) é homogênea de grau um. 

b) a função de demanda x(p,w) é homogênea de grau dois. 

c) os preços relativos dos bens são irrelevantes para determinar a demanda do consumidor. 

d) os preços relativos têm papel limitado na determinação da demanda do consumidor, pois a variável relevante para a determinação do ponto de tangência da restrição orçamentária com a curva de indiferença é a renda do consumidor. 

e) a função de demanda x(p,w) é homogênea de grau zero.

Resolução:

As (funções) demandas marshallianas caracterizam-se por apresentarem soluções que dependem apenas dos preços dos bens e da renda disponível para cada consumidor. Por serem derivadas da função utilidade de cada consumidor para uma dada restrição orçamentária, estas funções apresentam duas propriedades fundamentais: 

a) propriedade da aditividade; 

b) propriedade de homogeneidade de grau zero nos preços e na renda. 

A propriedade de aditividade diz que a renda do consumidor deve ser completamente gasta na aquisição de bens que compõem a função utilidade. Já a propriedade de homogeneidade de preços e renda diz que se os preços e a renda variarem na mesma proporção as quantidades demandadas permanecerão inalteradas.

Dadas as considerações acima, temos que as assertivas A e B são falsas e a letra E é verdadeira.

As assertivas C e D são falsas porque as demandas marshallianas ótimas são encontradas pela condição de equilíbrio: taxa marginal de substituição igual a razão dos preços. Portanto, os preços relativos são fundamentais para se obter as funções demanda.

Gabarito: Letra E

Enviar um comentário

0 Comentários