ESAF - Analista de Planejamento e Orçamento (MPOG)/Planejamento e Orçamento/2005


Considere a seguinte função de produção:

q = q(a, b)


onde a e b são os fatores de produção. Considerando Pmga e Pmgb as produtividades marginais de e b respectivamente e Pmea e Pmeb as produtividades médias de e b, respectivamente, e supondo homogênea de grau 1, pode-se afirmar que

a) se Pmgb > 0 => Pmea < Pmga. 

b) se Pmgb = 0 => Pmea = Pmga. 

c) se Pmgb = 0 => Pmea = 0 e Pmga ≠ 0. 

d) se Pmgb = 0 => Pmea ≠ 0 e Pmga = 0. 

e) se Pmgb = 0 => Pmea = 0 e Pmga = 0.

Resolução:

Por definição, diz-se que uma função é homogênea de grau  se ao multiplicarmos os insumos por uma constante , a produção aumenta em . Por exemplo, uma função Cobb-Douglas genérica com dois insumos de produção:



Ao multiplicarmos os insumos por , a função de produção será multiplicada por , onde .



Uma característica peculiar das funções homogêneas é que o grau de homogeneidade pode ser expresso em termos do produto marginal e do produto médio da função de produção. Seja  o grau de homogeneidade de uma função,  o produto marginal da função de produção em relação ao insumo , e  o produto médio da função de produção em relação ao insumo . Então:



Isto é, o grau de homogeneidade de uma função representa a soma da razão entre o produto marginal e o produto médio dos insumos de produção ou, analogamente, à soma das elasticidades da função de produção em relação aos insumos. Para uma função homogênea de grau 1 com dois insumos de produção, tem-se:



A assertiva A é falsa. Se , temos:



Logo, não é possível afirmar que .

A assertiva B é verdadeira. As assertivas C, D e E são falsas. Se , temos:


Gabarito: Letra B

Enviar um comentário

0 Comentários