CESPE - Economista (CADE)/2014

Em uma estrutura de mercado, as empresas A e B produzem mercadorias homogêneas; e, nessa circunstância, P(Q) = 70 – Q é a representação da curva de demanda, na qual Q é a produção total das duas empresas. Cada empresa tem conhecimento do custo marginal da outra, e os custos totais dessas empresas são: CTA = 10 × Q + 2 e CTB = 30 × Q + 1.

A respeito dessa estrutura, julgue o item seguinte.
 
Se, nessa concorrência, os preços forem decididos simultaneamente, então a empresa B deverá abandonar o negócio; a empresa A dominará o mercado e estabelecerá o preço de monopólio PA = 40.

Resolução:

Questão de Microeconomia Sobre o Modelo de Bertrand.
 
Para “matarmos” essa questão, precisamos ter em mente o Modelo de Bertrand, utilizado para concorrência entre empresas via preços.
 
Neste caso, aplica-se o modelo a empresas que que produzem mercadorias homogêneas e tomam decisões simultaneamente.
 
Quando duas empresas concorrem via preços e possuem o mesmo custo marginal, o modelo mostra que o equilíbrio levará a uma igualdade entre preço e custo marginal, aquele equilíbrio alcançado em concorrência perfeita.
 
O fato de os produtos serem homogêneos, faz com que qualquer diferença no preço faz com que todos os consumidores optem pela mercadora de uma empresa em vez da outra.
 
Isso faz com que a “tentação” para baixar minimamente o preço e “abocanhar” todo o mercado seja alta.
 
Assim, cada empresa responderia à baixa de preços da concorrente e isso levaria a um preço mínimo sustentável onde o preço é igual ao custo marginal.
 
Ocorre que na situação desta assertiva, os custos marginais são diferentes.
 
Temos que CTA = 10 × Q + 2 e derivando em relação a Q, teremos o Custo Marginal.
 
Assim, CMgA = 10.
 
Temos também que CTB = 30 × Q + 1 e derivando em relação a Q, teremos o Custo Marginal.
 
Assim, CMgB = 30.
 
Logo, como B só poderá baixar o preço até 30, A de fato poderá dominar o mercado, como propõe a assertiva, mas para tanto, o preço terá que ser inferior a 30.

Gabarito: Errado


Enviar um comentário

0 Comentários