VUNESP - Profissional Básico (BNDES)/Economia/2002

Um economista, com o objetivo de avaliar o comportamento das vendas de um produto em relação ao correspondente investimento em propaganda, estimou, utilizando o método dos mínimos quadrados, a seguinte função entre essas variáveis, a partir dos dados de 10 empresas, em um determinado período:


        

onde Yi e Xi representam, respectivamente, em milhares de reais, as vendas e investimentos da empresa i. Os números em parênteses são os resultados amostrais da estatística t (Student) para os testes de hipótese de nulidade dos respectivos coeficientes. A tabela a seguir fornece, para teste unicaudal, as probabilidades de t > 1,84 para diversos graus de liberdade (distribuição t de Student):

Graus de LiberdadeProbabilidade (%)
115,8
210,3
38,2
47,0
56,3
65,8
75,4
85,2
94,9
104,8

Pode-se afirmar que
a) ao nível de significância de 1%, os dados permitem aceitar a hipótese de que as vendas são crescentes com relação ao investimento em propaganda. 

b) os dados não permitem rejeitar a hipótese, ao nível de significância de 5%, de que as vendas não são crescentes com relação ao investimento em propaganda. 

c) para testar qualquer hipótese a respeito dos coeficientes da função estimada, é irrelevante o número de graus de liberdade a considerar. 

d) ao nível de significância de 5%, os dados não permitem aceitar a hipótese de que as vendas são independentes do montante de investimento em propaganda. 

e) os dados permitem aceitar a hipótese das vendas serem crescentes com relação ao investimento em propaganda somente a um nível de significância inferior a 4,8%.

Resolução:

Como nossa amostra tem tamanho 10, já que são 10 empresas ()
 
O número de graus de liberdade para a inferência sobre as estimativas dos parâmetros é . É assim porque coincide com o número de graus de liberdade do quadrado médio dos resíduos.
 
Deste modo, a tabela nos diz que .
 
 
Além disso, foi informado que a hipótese nula é sempre pela nulidade dos coeficientes:
 
 
 
Alternativa A - Nível de significância de 1%.
 
De começo, vejam que a alternativa trabalha com o coeficiente angular da reta, já que fala em "comportamento crescente de vendas em relação ao investimento".
 
Aqui há duas conclusões para tirarmos:

  • o teste de hipóteses da letra A é para o coeficiente angular

  • a hipótese testada é a de que o coeficiente é positivo (para termos comportamento crescente). Como H0 é para coeficiente nulo, a hipótese de coeficiente positivo fica sendo nossa hipótese alternativa (H1)
 
 
O resultado é que em "A" temos um teste de hipóteses unilateral, com região crítica formada por valores muito maiores que zero.
 
Para o coeficiente angular, a estatística teste foi de 1,84.
 
Já sabemos que, se o nível de significância fosse de 5,2%, o valor crítico seria 1,84. Para reduzir o nível de significância para 1%, temos que aumentar o valor crítico. Assim, na letra "a" nosso valor crítico será maior que 1,84.
 
Como a estatística teste é menor que o valor crítico, não rejeitamos H0. 

Concluímos que o coeficiente é nulo. Alternativa errada.

Alternativa B - nível de significância de 5%.
 
Na letra B a redação ficou um pouco confusa, achei que deu margem a recurso. Mas, com um pouco de boa vontade, chegamos ao seguinte:

  • estamos testando hipótese sobre o coeficiente angular, pois é abordado o fato de as vendas serem ou não crescentes em relação ao investimento

  • como sempre, H0 é pela nulidade do coeficiente

  • a alternativa fala em hipótese do coeficiente "não ser crescente". O problema é que, se algo não é crescente, pode inclusive ser nulo. Assim, na letra B a banca meio que mudou H0 para algo como: 

  • consequentemente,  

Se o nível de significância fosse de 5,2%, o valor crítico seria 1,84. Para reduzir o nível de significância para 5%, temos que aumentar o valor crítico. Assim, na letra "b" nosso valor crítico será maior que 1,84.
 
Como a estatística teste é menor que o valor crítico, não rejeitamos H0. Em outras palavras, "não rejeitamos a hipótese de que as vendas não são crescentes em relação ao investimento"Alternativa correta.
 

A letra C é obviamente errada, como vimos na análise das letras A e B foi crucial sabermos o número de graus de liberdade, para assim poder determinar o valor crítico.

Na letra D, novamente uma redação um pouco confusa. É abordada a hipótese de "independência de vendas em relação a investimento". Assim, entendemos que na letra D estamos voltando para  
 
Já vimos na letra B, que para o nível de significância de 5%,  é aceita. A letra D erra ao dizer que tal hipótese não é aceita.

Na letra E, falamos em rejeitar . Para rejeitar , o valor da estatística teste (1,84) deve ser maior que o valor crítico. Ou seja, o valor crítico deve ser menor que 1,84.
 
Para 8 graus de liberdade, sabemos que 
 
Se o valor crítico  é maior que 1,84, então:
 
 
Assim, o nível de significância teria que ser menor que 5,2%.
 
Corrigindo a letra E:
 
os dados permitem aceitar a hipótese das vendas serem crescentes com relação ao investimento em propaganda somente a um nível de significância inferior a 4,8% 5,2%




Gabarito: Letra B


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