Um economista, com o objetivo de avaliar o comportamento das vendas de um produto em relação ao correspondente investimento em propaganda, estimou, utilizando o método dos mínimos quadrados, a seguinte função entre essas variáveis, a partir dos dados de 10 empresas, em um determinado período:
onde Yi e Xi representam, respectivamente, em milhares de reais, as vendas e investimentos da empresa i. Os números em parênteses são os resultados amostrais da estatística t (Student) para os testes de hipótese de nulidade dos respectivos coeficientes. A tabela a seguir fornece, para teste unicaudal, as probabilidades de t > 1,84 para diversos graus de liberdade (distribuição t de Student):
Graus de Liberdade | Probabilidade (%) |
1 | 15,8 |
2 | 10,3 |
3 | 8,2 |
4 | 7,0 |
5 | 6,3 |
6 | 5,8 |
7 | 5,4 |
8 | 5,2 |
9 | 4,9 |
10 | 4,8 |
Pode-se afirmar que
a) ao nível de significância de 1%, os dados permitem aceitar a hipótese de que as vendas são crescentes com relação ao investimento em propaganda.
b) os dados não permitem rejeitar a hipótese, ao nível de significância de 5%, de que as vendas não são crescentes com relação ao investimento em propaganda.
c) para testar qualquer hipótese a respeito dos coeficientes da função estimada, é irrelevante o número de graus de liberdade a considerar.
d) ao nível de significância de 5%, os dados não permitem aceitar a hipótese de que as vendas são independentes do montante de investimento em propaganda.
e) os dados permitem aceitar a hipótese das vendas serem crescentes com relação ao investimento em propaganda somente a um nível de significância inferior a 4,8%.
Resolução:
Como nossa amostra tem tamanho 10, já que são 10 empresas (n=10)
O número de graus de liberdade para a inferência sobre as estimativas dos parâmetros é n−2=8. É assim porque coincide com o número de graus de liberdade do quadrado médio dos resíduos.
Deste modo, a tabela nos diz que P(t>1,84)=5,2%.
Além disso, foi informado que a hipótese nula é sempre pela nulidade dos coeficientes:
H0:coeficiente=0
Alternativa A - Nível de significância de 1%.
De começo, vejam que a alternativa trabalha com o coeficiente angular da reta, já que fala em "comportamento crescente de vendas em relação ao investimento".
Aqui há duas conclusões para tirarmos:
- o teste de hipóteses da letra A é para o coeficiente angular
- a hipótese testada é a de que o coeficiente é positivo (para termos comportamento crescente). Como H0 é para coeficiente nulo, a hipótese de coeficiente positivo fica sendo nossa hipótese alternativa (H1)
H1:coeficientepositivo
O resultado é que em "A" temos um teste de hipóteses unilateral, com região crítica formada por valores muito maiores que zero.
Para o coeficiente angular, a estatística teste foi de 1,84.
Já sabemos que, se o nível de significância fosse de 5,2%, o valor crítico seria 1,84. Para reduzir o nível de significância para 1%, temos que aumentar o valor crítico. Assim, na letra "a" nosso valor crítico será maior que 1,84.
Como a estatística teste é menor que o valor crítico, não rejeitamos H0.
Concluímos que o coeficiente é nulo. Alternativa errada.
Alternativa B - nível de significância de 5%.
Na letra B a redação ficou um pouco confusa, achei que deu margem a recurso. Mas, com um pouco de boa vontade, chegamos ao seguinte:
- estamos testando hipótese sobre o coeficiente angular, pois é abordado o fato de as vendas serem ou não crescentes em relação ao investimento
- como sempre, H0 é pela nulidade do coeficiente
- a alternativa fala em hipótese do coeficiente "não ser crescente". O problema é que, se algo não é crescente, pode inclusive ser nulo. Assim, na letra B a banca meio que mudou H0 para algo como: H0:coeficiente≤0
- consequentemente, H1: coeficiente>0
Se o nível de significância fosse de 5,2%, o valor crítico seria 1,84. Para reduzir o nível de significância para 5%, temos que aumentar o valor crítico. Assim, na letra "b" nosso valor crítico será maior que 1,84.
Como a estatística teste é menor que o valor crítico, não rejeitamos H0. Em outras palavras, "não rejeitamos a hipótese de que as vendas não são crescentes em relação ao investimento". Alternativa correta.
A letra C é obviamente errada, como vimos na análise das letras A e B foi crucial sabermos o número de graus de liberdade, para assim poder determinar o valor crítico.
Na letra D, novamente uma redação um pouco confusa. É abordada a hipótese de "independência de vendas em relação a investimento". Assim, entendemos que na letra D estamos voltando para H0: coeficiente=0
Já vimos na letra B, que para o nível de significância de 5%, H0 é aceita. A letra D erra ao dizer que tal hipótese não é aceita.
Na letra E, falamos em rejeitar H0. Para rejeitar H0, o valor da estatística teste (1,84) deve ser maior que o valor crítico. Ou seja, o valor crítico deve ser menor que 1,84.
Para 8 graus de liberdade, sabemos que P(t>1,84)=5,2%
Se o valor crítico (tc) é maior que 1,84, então:
P(t>tc)<5,2%
Assim, o nível de significância teria que ser menor que 5,2%.
Corrigindo a letra E:
os dados permitem aceitar a hipótese das vendas serem crescentes com relação ao investimento em propaganda somente a um nível de significância inferior a 4,8% 5,2%
Gabarito: Letra B
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