Uma indústria é composta por 1.000 empresas idênticas que apresentam uma função de custo individual dada por C(q)=q2, na qual C é o custo total de qualquer uma das empresas e q é a quantidade produzida por essa empresa. Nessas condições pode-se afirmar que:
a) nada será ofertado caso o preço seja inferior a $3.
b) a curva de oferta de uma empresa individual será dada por q=3+0,5p.
c) supondo-se que todas as empresas se comportem como tomadoras de preço, a curva de oferta dessa indústria será dada por Q = 500p na qual Q é a quantidade ofertada pela indústria e p é o preço do produto dessa indústria.
d) caso o preço seja igual a $5, então a quantidade total ofertada por essa indústria será de 300 unidades.
e) não é possível determinar a curva de oferta para essa indústria com base nos dados do enunciado dessa questão.
Resolução:
A condição ótima de produção da firma é dado pela igualdade entre receita marginal e custo marginal. Uma vez que a curva de demanda não foi especificada, não se pode afirmar nada a respeito da receita marginal. Contudo, numa estrutura competitiva, a receita marginal é definida pelo preço de mercado. Então, o custo marginal da firma, supondo uma estrutura competitiva é:
CMg(q)=2q=p→q∗=p2
Para 1000 firmas idêntica, temos que:
Q=∑q∗=1000(p2)=500p
A assertiva A é falsa. Uma vez que não existe custos fixos, não há restrições sobre a oferta da firma. Se o preço for menor do que 3, cada firma individualmente irá ofertar, na suposição de uma estrutura competitiva, no máximo 1,5 unidades do produto e a indústria ira ofertar no máximo 1500 unidades do produto.
A assertiva B é falsa. Por definição, a curva de oferta da firma é dada pelo segmento ascendente da curva de custo marginal acima do ponto mínimo da curva de custo médio – no longo prazo – ou do custo variável médio – no curto prazo. Neste caso, a oferta da firma no longo e curto prazo é idêntica e ela inicia na origem. Logo, a curva de oferta da firma individual é a própria curva de custo marginal.
A assertiva C é verdadeira. Vide comentários preliminares.
A assertiva D é falsa. Caso o preço seja 5 e estrutura competitiva prevaleça, a quantidade oferta da indústria será igual a 2500 unidades.
A assertiva E é falsa. Vide comentário C.
Resolução: Letra C
Enviar um comentário
0 Comentários