FCC - Agente Fiscal de Rendas (SEFAZ SP)/Gestão Tributária/2013 (e mais 1 concurso)

A oferta e a demanda de um mercado em concorrência perfeita são representadas, respectivamente, pelas funções a seguir, onde QO = quantidade ofertada, QD = quantidade demandada e P = preço de mercado:

QO = −1.000 + 5P
QD = 8.000 – 10P

O Governo instituiu um tributo específico sobre vendas no valor de 6 unidades monetárias por produto vendido nesse mercado. Em consequência, haverá o surgimento de um peso morto da tributação, em virtude de os preços de compra e de venda não serem mais iguais. O valor desse peso morto, no novo ponto de equilíbrio de mercado, em unidades monetárias, é

a) 80. 
b) 160. 
c) 100. 
d) 40. 
e) 60.

Resolução:

Num mercado perfeitamente competitivo, o equilíbrio de mercado ocorre no ponto de interseção entre a curva de oferta e a curva de demanda. Uma vez determinado o preço e quantidade de equilíbrio, torna-se possível mensurar o bem estar por parte dos consumidores e dos produtores por meio do excedente. O excedente do consumidor é determinado pela área abaixo da curva de demanda e acima do preço de mercado e o excedente do produtor é determinado pela área acima da curva de oferta e abaixo do preço de mercado.
 
Com a introdução de imposto sobre a quantidade, parte do excedente é destinada a arrecadação tributária. Contudo, a imposição de um imposto num mercado perfeitamente competitivo gera uma área do excedente que não é apropriada por nenhum dos agentes – nem consumidores, nem produtores e nem pelo governo. Essa área que representa a perda líquida de bem estar é denominada de peso morto ou ônus do imposto. Supondo-se que as curvas de demanda e oferta são lineares, geometricamente o peso morto é o triangulo formado pelo preço no equilíbrio competitivo sem imposto e pelos preços que o consumidor paga e o produtor recebe.
 
De acordo com os dados fornecidos pelo problema temos que o equilíbrio sem imposto é:



Com a introdução de um imposto sobre a quantidade, temos:





Para determinar o peso morto, basta lembrar do triangulo formado entre os preços. A área do triangulo é definido como base vezes altura dividido por dois. A base do triangulo é a diferença entre o preço pago pelos consumidores e o preço recebido pelos produtores - . A altura do triangulo é a diferença entre a quantidade comercializada com imposto e o equilíbrio competitivo puro - .

Portanto:


Gabarito: Letra E



Enviar um comentário

0 Comentários