ESAF - Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia/Área 1/2006

Suponha que um monopolista se defronte com dois mercados separados A e B e que não pode haver nenhuma espécie de contato entre os compradores dos dois mercados. Suponha que as curvas de demandados mercados A e B sejam, respectivamente, QA=200-PA e QB=300-2PB, onde QA e QB são as quantidades demandadas do bem nos mercados A e B, respectivamente, PA e PB são os preços do bem nos mercados A e B, respectivamente. Suponha também, que a função custo total do monopolista seja C=Q2+20Q, onde Q representa a produção total do bem pelo monopolista (Q=QA+QB). Pode-se afirmar que, em equilíbrio:

a) 2QA- QB= 50
b) QA= 20 e QB= 35
c) QA= 70 e QB= 15
d) QA= 35 e QB= 40
e) QA= 55 e QB= 20

Resolução:

De acordo com a teoria microeconômica, discriminação de preços nada mais é do que uma estratégia de mercado adotada pela firma monopolista que envolve a comercialização de diferentes unidades do mesmo bem a preços diferentes, seja para os mesmos ou para diferentes consumidores. Em geral, a discriminação de preços subdivide-se em três tipos: discriminação de primeiro, segundo e terceiro grau.
 
Discriminação de preços de primeiro grau envolve a venda do bem a preços diferentes pelo preço de reserva de cada pessoa, isto é, a disposição máxima a pagar pelo bem. Dado que este tipo de discriminação analisa pessoa por pessoa, esta situação é denominada de discriminação perfeita de preços.
 
Discriminação de preços de segundo grau é uma situação na qual o monopolista diferencia o preço de seu produto em função da quantidade demandada, isto é, cada consumidor paga diferentes preços em função da quantidade comprada. Neste caso, a discriminação diz respeito às quantidades e não às pessoas.
 
Já a discriminação de preços de terceiro grau ocorre quando o monopolista vende o seu produto em mercados diferentes por preços diferentes, porém o preço não se difere dentro de um mercado.
 
O enunciado da questão acima refere-se à discriminação de preços de terceiro grau. Neste caso, temos a condição de equilíbrio é dada por: 

 
Tomando as funções demanda inversas:  e 
 
As funções receita total são:  e 
 
Logo: 

 
De onde chega-se a: 
 
Solucionando o sistema para , temos que:  e .
 
Logo, a assertiva A está correta e as demais incorretas. 

Gabarito: Letra A

Enviar um comentário

0 Comentários