Como Tomar Notas Durante a Leitura


Anotações é uma ferramenta incrivelmente poderosa para o aprendizado.
Notas estendem suas memórias. A escrita pode ser vista como um aprimoramento externo do seu cérebro , permitindo que você pense em pensamentos mais complicados e resolva problemas mais difíceis. Notas que você mantém, portanto, agem para expandir sua memória.
Notas aumentam seu foco. O ato de tomar notas garante que sua mente não esteja vagando. Ainda melhor, as notas podem facilitar o processamento mais profundo do material. Mais do que quando você está apenas lendo o material.
Infelizmente, a anotação é mais fácil e natural quando se está ouvindo algo do que quando você está lendo.

Por que tomar notas enquanto lê é mais difícil?

Tomar notas enquanto escuta algo é geralmente mais fácil porque, enquanto escuta, suas mãos e olhos estão livres para fazer anotações. Por outro lado, mudar para tomar notas durante a leitura inevitavelmente interrompe o fluxo de leitura.
Essa interrupção leva a um trade-off, ou seja, a um conflito. Poucas notas e você desiste dos poderosos aprimoramentos cognitivos que a anotação fornece. Muitas notas e sua velocidade de leitura diminuem para um rastreamento.
O que você deveria fazer?

Como tomar notas durante a leitura

Siga estes passos e você pode encontrar o caminho certo para tomar notas para a sua situação.

Primeiro Passo: Por que estou lendo?

O ponto de partida de qualquer técnica de anotação tem que ser o propósito de tudo o que você está tentando ler. Por que você está lendo em primeiro lugar? Por que você está tentando fazer anotações? O que você espera alcançar?

Essas questões são muito importantes, porque diferentes propósitos são melhor atendidos por diferentes métodos.
Considere duas situações diferentes. Em uma delas, você está estudando em um livro didático. Você deseja fazer anotações porque o livro é muito longo para ser facilmente revisado e deseja se preparar para um teste futuro com base no material que ele contém.
Na segunda situação, você é um jornalista, fazendo pesquisas para escrever uma peça. Você voltará às suas fontes quando escrever o artigo final, de modo que seu objetivo ao tomar notas é tornar esse trabalho mais fácil depois.
Essas duas situações sugerem diferentes técnicas de anotações, as quais vou abordar em breve.
Antes disso, comece perguntando por que você está lendo o que está lendo. Em particular, pergunte-se:
  • O que estou tentando lembrar? (Alternativamente: O que eu acho que vou esquecer?)
  • Como vou usar essa informação? (por exemplo, em um concurso, como pano de fundo para um pensamento mais profundo, etc.)
  • O que pretendo fazer com as anotações depois? Você estudará extensivamente?Mantê-los em seus registros apenas, não olhando para eles novamente? Ou talvez você esteja apenas tomando notas para se manter focado, e é altamente improvável que você olhe novamente depois?
Pense nas suas respostas a essas perguntas enquanto passamos pelas próximas etapas.

Segundo Passo: Facilitando o Foco

O primeiro propósito das notas deve ser aumentar sua concentração no que você lê. Isto é especialmente verdadeiro quando se toma notas de material escrito, porque, na maioria dos casos, você poderá voltar e ler a fonte original, caso suas anotações estejam incompletas.
Você quer que suas anotações façam o seguinte:
  1. Torne mais fácil para você se concentrar na leitura . Uma pequena quantidade de anotações pode impedir sua mente de vagar.
  2. Concentre sua mente no nível certo de informação . Você está tentando armazenar meticulosamente detalhes de um texto? Ou você está tentando obter a essência do argumento apresentado pelo autor? Como você toma notas também reforça o que você presta atenção.
  3. Crie um documento que você possa consultar posteriormente para revisar, estudar ou encontrar informações . As notas também podem servir como uma folha de dicas para encontrar coisas que você esqueceu mais tarde.
Algumas estratégias que faço para fazer anotações durante a leitura:
  1. Anote as notas na margem . Estes não são particularmente pesquisáveis ​​(se o livro é texto, não o Kindle), mas permitem-me reiterar a ideia principal, para que eu possa convencer-me de que a compreendi.
  2. Mantenha um pequeno bloco de notas ao lado, faça pausas em cada seção para anotar as ideias principais . Isso, mais uma vez, ajuda a me forçar a me concentrar em quais são as ideias de nível mais alto.
  3. Criando flashcards . Nas situações mais raras em que a memorização de detalhes é importante, uma estratégia simples pode ser apenas criar flashcards enquanto você faz anotações. Se estou aprendendo uma língua, anatomia ou tenho longas listas de detalhes que preciso dominar, isso pode ser melhor do que tentar anotá-las e transferi-las para flashcards mais tarde.
O importante é ter em mente que o texto, diferentemente das vídeo aulas, é pesquisável mais tarde. Assim, suas notas, para serem eficazes, devem melhorar seu foco primeiro, e apenas secundariamente, ser um documento que seja bonito e fácil de revisar.

Terceiro Passo: Rever ou Recuperar

Se você espera ter que estudar o mesmo material várias vezes para dominá-lo completamente (vamos dizer que é para um concurso), você pode economizar tempo integrando seus esforços de anotação e prática de revisão.
Prática de recuperação é uma prática que melhora muito a sua memória em comparação com a revisão simples. Essa técnica é simplesmente tentar lembrar o máximo possível do texto, seja por meio de perguntas e respostas, ou apenas escrevendo o máximo possível em uma página em branco.
Recuperação funciona muito melhor do que revisão, onde você olha para as anotações que você escreveu várias vezes. Isso ocorre porque a revisão apenas ajuda no reconhecimento, o que não é muito útil para a maioria das aplicações práticas. Por outro lado, a recuperação pratica sua capacidade de evocar memórias quando você precisa delas - exatamente a capacidade que você precisa para testes e situações da vida real.
Portanto, se você espera estudar o material várias vezes, pode ser em seu benefício usar o Método das Perguntas. Esse método simplesmente encoraja você a tomar suas anotações como perguntas, em vez de declarações. Então, quando você revisa suas anotações, você pode responder a essas perguntas em vez de apenas ler as informações - auxiliando na recuperação e tornando o tempo de estudo mais eficiente.
Nota lateral: Uma armadilha em que os alunos podem cair ao usar esse método é copiar alguns detalhes irrelevantes como perguntas e perder o quadro geral. Uma boa maneira de evitar isso é limitar-se a uma ou duas perguntas por seção, forçando-o a reafirmar a ideia principal. Se você realmente tem que memorizar os detalhes, flashcards com repetição espaçada, é uma ferramenta melhor.

Passo Quatro: Criando pistas para pesquisas futuras

Às vezes, o objetivo das notas não é facilitar a sua memória, dentro do seu cérebro. Em vez disso, o objetivo é criar um documento facilmente pesquisável que possa ajudá-lo a encontrar coisas que você considerava importantes mais tarde.
Eu uso isso com a escrita o tempo todo. Tomo notas, não tanto para me ajudar a prestar atenção ou memorizar os fatos, mas para servir como âncoras para encontrar mais tarde, se estou procurando por uma citação, factoide ou referência.
Se eu sei que estou lendo uma aula de português e preciso de exemplos de um assunto específico, posso destacar e marcar qualquer um desses exemplos com uma palavra-chave, para que uma pesquisa simples traga todas as passagens relevantes.
Da mesma forma, se você estiver lendo algo que você planeja usar para um propósito específico, você pode até mesmo colocar pequenas etiquetas adesivas no livro para marcar as passagens que se referem a isso. 

Pergunta final: papel ou digital?


Para as aulas em que meu objetivo é estudar, tendem a preferir o papel. Há estudos que apoiam o uso de anotações em papel versus computador, embora o raciocínio por trás disso seja que é mais difícil copiar notas textualmente no papel, então você é forçado a pensar sobre as informações enquanto faz anotações. Desde que você não esteja fazendo anotações verbais, então, qualquer que seja a opção mais conveniente para você.
Para textos nos quais meus objetivos são fazer referência depois, prefiro o digital. Pesquisar documentos digitais é muito, muito mais fácil do que os impressos.
A verdade é, no entanto, se você seguir os passos acima, você pode encontrar a resposta certa para a sua situação com base no que faz você se sentir mais confortável.
Resumo:
  1. Descubra o seu propósito.
  2. Escolha uma técnica que maximize seu foco no que é mais relevante para sua finalidade. Há muitos tipos (anotações na margem, notas separadas no papel, método do livro de perguntas) para diferentes propósitos.
  3. Decida se deseja otimizar para revisão ou prática de recuperação. Para documentos que você não planeja estudar extensivamente, a revisão é a escolha óbvia. Para textos que você precisa dominar perfeitamente, o método do livro de perguntas (para grande ideia) ou flashcards (para detalhes) economiza tempo.
  4. Se você precisar voltar ao texto várias vezes, crie dicas em suas anotações que possam ajudá-lo a encontrar o que está procurando mais rapidamente.
Acima de tudo, no entanto, escolha um método com o qual você se sinta mais à vontade. A variedade de maneiras diferentes de fazer anotações existe porque há muitas razões diferentes para você querer ler algo e lembrar. Experimente com eles até encontrar o caminho que funciona melhor para você!


Enviar um comentário

0 Comentários