CESPE - Auditor Federal de Controle Externo/Controle Externo/Auditoria Governamental/2015


A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o item.
 
Para fins de análise do capital de giro, as contas do ativo e do passivo podem ser divididas em financeiras, cíclicas e permanentes. Por meio dessa divisão e pela análise dos elementos patrimoniais da empresa, são identificados os prazos operacionais, o volume de recursos permanentes (longo prazo) que financia o giro e as necessidades de investimento operacional.

Resolução:

As contas do ativo e do passivo podem ser separadas em cíclicas, permanentes e financeiras para a análise do capital de giro. Essa divisão, tal como a análise dos elementos patrimoniais da empresa permitem que sejam identificados os prazos operacionais, o volume de recursos permanentes capazes de financiar os juros e ainda a utilidade de investimento operacional.
 
• Cíclicas - Tem a ver com o nível de atividade da empresa. A variação para mais ou para menos na produção causará impacto nas contas operacionais.
 
• Permanentes - Também chamadas não cíclicas por não se relacionarem com o nível de produção, são contas de longo prazo que tem a ver com a estratégia da empresa. 
 
• Financeiras - Também chamadas erráticas são contas que tem a ver com as decisões financeiras da empresa. Não mantêm relação com o nível de atividade ou a estratégia da empresa.

Enviar um comentário

0 Comentários