Elasticidade da oferta e da demanda

elasticidade nos diz, em termos percentuais, o quanto uma variável vai ser afetada pela mudança em outra variável. 

A elasticidade preço da demanda, por exemplo, nos diz o quanto a demanda de determinado bem é afetada quando ocorre uma variação no preço deste.

Elasticidade Preço da Demanda



  

Onde Q representa a quantidade e P o preço.
  = variação percentual da quantidade demandada.
 = variação percentual do preço.

Normalmente é negativa visto que um aumento do preço de determinado bem vai reduzir a demanda do mesmo. Se a elasticidade preço da demanda for maior, em modulo, do que 1, significa que a demanda é elástica em relação ao produto. Se for menor do 1, dizemos que a demanda é inelástica ao bem. Em geral, a elasticidade vai depender da quantidade de substitutos que o produto em questão possui e o quão vital ele é para a pessoa.

Curva de demanda linear





À medida que nos movemos ao longo da curva, a elasticidade pode sofrer alterações. A elasticidade deve ser medida em um ponto especifico da curva.

Para qualquer combinação entre preço e quantidade, quanto mais inclinada for a curva de demanda, mais inelástica (menor a elasticidade) é a demanda pelo bem. 


O gráfico acima representa um bem cujo demanda é infinitamente elástica. As pessoas demandam tudo que podem ao preço de P*. Qualquer aumento de preço, mesmo que seja mínimo, vai reduzir a quantidade demandada a zero.


O gráfico acima representa um bem cujo demanda é complemente inelástica. Não importa a variação no preço, a demanda continuará sendo a mesma. 

Elasticidade renda da demanda

Corresponde a variação da demanda de determinado bem quanto ocorre uma variação na renda.


Onde Q representa a quantidade e I representa a renda.

Elasticidade preço cruzada da demanda

Refere-se a variação da quantidade demanda do bem X quando ocorre uma mudança no preço do bem Y. 

Onde Qa representa a quantidade demanda do bem A e Pb representa o preço do bem B.
Elasticidade de oferta

Corresponde a variação da quantidade ofertada de determinado bem quando ocorre uma variação no preço do mesmo. Normalmente positiva visto que um preço mais elevado incentiva os empresários a produzir mais.

Elasticidade no ponto e no arco

A elasticidade no ponto, ou pontual, é a elasticidade medida em um determinado ponto da curva. Esta pode variar na medida em que nos movemos ao longo da curva de demanda.

Quando queremos calcular a elasticidade não em um ponto especifico, mas ao longo de um trecho da curva, estamos interessados na elasticidade do arco. Ao invés de escolhermos um preço/quantidade para calcularmos a elasticidade, utilizaremos a média de preços/quantidade.



Exemplo: Suponha um aumento do preço de $8 para $10, com uma redução prevista da demanda de 6 para 4. Calcule a elasticidade.

Ep = (-2/+2) x (9/5)
Ep = -1,8

Enviar um comentário

0 Comentários