CVM (2010) - ANALISTA DE MERCADO DE CAPITAIS - OBJETIVA - QUESTÃO 19

19 - Assinale opção falsa a respeito das evidências de auditoria. 

a) A quantidade necessária de evidência de auditoria é afetada pela avaliação dos riscos de distorção.

b) A qualidade é fator importante para determinar a suficiência das evidências. 

c) A opinião do auditor é sustentada nas evidências de auditoria. 

d) As auditorias anteriores não podem ser uma fonte de evidência segura se tiver sido executada por outra entidade de auditoria. 

e) A forma primária de obtenção de evidência é a partir de procedimentos de auditoria executados durante o curso da auditoria.

Resolução:

A letra “a” está correta, pois quanto maior for o risco de distorção identificado pelo auditor, maior será a quantidade necessária de evidência de auditoria para que ele possa embasar sua opinião. 

A letra “b” também está certa, pois, segundo a NBC TA 500, que trata de evidências de auditoria, Suficiência da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria. A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade da evidência de auditoria. Portanto, deve-se ficar atento. Suficiência está ligada à quantidade de evidências e adequação à qualidade dessas evidências. Entretanto, são características inter-relacionadas. 

Segundo a norma supracitada, a evidência de auditoria “é necessária para fundamentar a opinião e o relatório do auditor. Ela tem natureza cumulativa e é obtida principalmente a partir dos procedimentos de auditoria realizados durante o curso do trabalho. Contudo, ela também pode incluir informações obtidas de outras fontes, como auditorias anteriores ou procedimentos de controle de qualidade da firma de auditoria para aceitação e continuidade de clientes.” (grifos nossos). Dessa forma, as assertivas “c” e “e” estão corretas e a alternativa “d” está errada.

Gabarito: Letra D

Enviar um comentário

0 Comentários