BACEN - 2013 - ÁREA 3 - QUESTÃO 96

Com relação aos modelos de determinação da renda e dos preços, julgue os itens subsecutivos.

96 - Segundo o modelo IS-LM para uma economia aberta, um aumento exógeno em qualquer dos componentes da demanda a uma taxa de juros inalterada é representado por um deslocamento da curva de demanda agregada para a direita.

Resolução:

A expressão de demanda agregada do Modelos IS-LM-BP segue abaixo:




Resumindo a expressão, temos que: o aumento dos gastos do governo, da renda disponível esperada e da produtividade marginal do capital - variáveis que representam a absorção interna –, da demanda externa e da taxa de câmbio (desvalorização) provoca aumento da demanda. Já a taxa de juros e os tributos relacionam-se inversamente à demanda agregada.

Mas, nem precisávamos disto para resolver o item. Toda variação de parâmetro exógeno resulta em deslocamento da Curva do Modelo. No nosso caso, mantendo i constante, a variação exógena positiva dos gastos líquidos do governo, do investimento, da expectativa de renda líquida, da absorção externa e da taxa de câmbio aumenta a demanda agregada, deslocando a Curva DA.

Gabarito: Certo


Enviar um comentário

10 Comentários

  1. Amigo, e se tivéssemos um aumento nas importações autônomas, como ficaríamos? Esse aumento deslocaria a DA para esquerda. Lembre-se que mesmo a variável Importação sendo determinada endogenamente (dependendo da renda interna e do câmbio real), ela ainda possui um componente autônomo. Assim, um aumento exógeno nas importações aumenta o montante das importações via importações autônomas.


    Para visualizar melhor, segue uma equação que determina as importações:

    M = m0 + 0,1Y - 50e

    onde,

    m0 = componente autônomo
    Y = renda interna
    e = taxa de câmbio real

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei se entendi ao certo a sua duvida. Caso eu tenha me perdido na explicação, é so perguntar novamente.

      Para que possa ocorrer um aumenta das importações o cambio (variável ''e'') teria que se valorizar (diminuir) para que ficasse mais barato comprar produtos de fora do país. Ou a absorção externa teria que diminuir para as exportações diminuírem.

      Perceba que a questão fala em ''um aumento exógeno em qualquer dos componentes da demanda''. No caso de um aumento, mantendo constante a taxa de juros, a DA irá se desloca para a direita.

      Mas seguindo sua linha se pensamento e fugindo um pouco do que a questão pede. Se houvesse um aumento das importações, sendo que as exportações se mantivessem inalteradas, a curva de DA, tudo mais mantido constante, iria se desloca para a esquerda porque a renda diminuiria.

      Eliminar
  2. Jonas, antes de fazer algumas colocações a respeito do seu comentário, eu tenho mais duas dúvidas referente à sua ótica de ver a questão:

    1) Se houver um aumento exógeno nos tributos (T), a demanda também vai para direita?

    2) Se houver um aumento exógeno no câmbio (desvalorização), a condição Marshall-Lerner teria que está valendo para a DA ir para direita, e isso a questão não declara. Você levou isso em consideração?


    Quero te mostrar como responde essa questão, mas antes queria que você respondesse essas duas perguntas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1) Nesse caso a curva de DA iria se desloca para a esquerda visto que a renda iria diminuir;

      2) Confesso que não conhecia este termo até agora. Não levei em consideração.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Ok, Jonas. Vou tentar explicar um modo (acho que o único) para ver o gabarito dessa questão como "certo".

      No final do texto (longo...) digo o porquê dessa função que você utilizou não servir para resolver a questão.

      Vamos lá.

      Veja que a questão afirma: "um aumento exógeno em qualquer dos componentes da demanda". Temos que ter em mente o que são os componentes da demanda, ou seja, temos que saber quem são os componentes da demanda agregada. Basicamente, eles podem ser assim divididos:

      C + I + G + X - M

      Assim, "um aumento exógeno em qualquer dos componentes da demanda" é representado por um aumento em C ou I ou G ou X ou M. Em um modelo de economia aberta, temos que o Consumo depende da renda disponível, os Investimentos dependem da taxa de juros internacional, os Gastos do governo são totalmente exógenos, as Exportações dependem da renda externa e da taxa de câmbio real e as Importações dependem da renda interna e da taxa de câmbio real.

      Esse aumento exógeno em qualquer dos componentes da demanda ( C ou I ou G ou X ou M) não se dá através das variáveis que explicam esses componentes (renda interna, renda externa, taxa de câmbio real, renda disponível, juros internacionais, entre outros), mas se dá via qualquer outro fator que o modelo não leve em consideração, como uma elevação nos investimentos causada por uma perspectiva de um novo governo que preze por um ajuste fiscal.

      Esses aumentos exógenos são representados por pelos componentes autônomos e cada componente da demanda tem o seu próprio componente autônomo: consumo autônomo (c0), investimentos autônomos (I0), Gastos do governos (que já são de natureza exógena), exportações autônomas (x0) e importações autônomas (M0).

      Portanto, a questão ao afirmar que "um aumento exógeno em qualquer dos componentes da demanda a uma taxa de juros inalterada é representado por um deslocamento da curva de demanda agregada para a direita" está sendo imprecisa, pois um aumento nas importações autônomas traz a DA para esquerda.

      A solução para esse impasse é lembrar que os modelos de economia aberta (Mundell-Fleming ou IS-LM-BP) costumam apresentar a DA da seguinte forma:

      C + I + G + NX

      Assim, com NX representando as exportações líquidas, teríamos que, se ocorresse um aumento exógeno nessa variável, a DA se deslocaria para direita.

      Bom, essa foi a solução que encontrei. Se eu tivesse feito esse concurso eu teria errado a questão e pediria sua anulação, dado que pensar na DA com os seus cinco componentes também é totalmente viável.


      Quanto ao erro da função que você postou, é que nela estão contidas todas as variáveis (renda interna, renda externa, taxa de câmbio real, renda disponível, juros internacionais, entre outros) que influenciam os componentes da demanda.

      A questão não fala em aumento exógeno das variáveis explicativas do modelo e sim em aumento exógeno nos componentes da demanda.

      Não sei até onde estou certo, mas que essa CESPE faz questões mal elaboradas, faz! Essa prova foi motivo de muitas dores de cabeça para o Bacen...

      Eliminar
    4. Entendi o seu ponto de vista.

      Eu penso assim. Para aumentar as importações é preciso que aumente a renda interna. No caso (Y-T) teria que se elevar para que as pessoas consumissem mais. Isso, inicialmente, deslocaria a curva de DA para a direita (aumento da renda). Porem o aumento nas importações proveniente do aumento da renda deslocaria a curva de DA para a esquerda mas em uma proporção menor do que ela tinha sido deslocada para a direito.

      Tendo isso me mente, a questão continua sendo verdadeira.

      Você não acha?

      Eliminar
    5. Jonas, acho que ainda não fui 100% claro. Mas, resumindo: em macroeconomia, aumentos exógenos se dão via componentes autônomos.


      Para visualizar melhor, segue uma equação que determina as importações:

      M = m0 + 0,1Y - 50e

      A questão diz, em outras palavras, que aumentou m0.

      Esqueça das variáveis explicativas, que para o caso das importações são a renda interna e o câmbio real.

      m0 pode aumentar, por exemplo, com a recente e crescente facilidade de consumidores fazerem compras online em sites estrangeiros. Isso aumenta M, mesmo a renda interna sendo a mesma e o câmbio também o mesmo.

      Eliminar
    6. Antonio,

      Desculpa demorar em te responder. Eu não recebi a notificação que você tinha comentado. Acabei achando seu comentário por sorte.

      Vamos lá!

      Vamos definir o que seria variáveis endógenas e variáveis exógenas. Segundo Mankiw, pagina 6:

      ''Variáveis endógenas são aquelas variáveis que o modelo tenta explicar. Variáveis exógenas são aquelas variáveis que o modelo pressupõe como presumidas ou fornecidas a priori. O propósito de um modelo diz respeito a demonstrar o modo pelo qual as variáveis exógenas afetam as variáveis endógenas. Em outras palavras, as variáveis exógenas são oriundas de fora do modelo e servem com insumos para o modelo, enquanto as variáveis endógenas são determinadas no âmbito do modelo e correspondem ao produto gerado pelo modelo.''

      No meu entendimento, usando a expressão das importações que você citou, o câmbio real seria uma variável exógena visto que depende da moeda estrangeira.

      Antes de seguir com a explicação, eu gostaria que você comentasse em que manual você achou que ''aumentos exógenos se dão via componentes autônomos.''.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar