Instrumentos de Política Comercial

TARIFAS

As tarifas são um imposto cobrado quando se quer importar um bem. Elas podem ser específicas (fixas) ou ad valorem (percentual). Normalmente utilizadas como fonte de renda para o governo, tem a função de proteger determinado setor da economia.

A tarifa não passa de um custo de transporte. Se o local impuser uma tarifa de $2, o estrangeiro so vai vender se a diferença de preços entre os países for de pelo menos $2. Se não houver esta diferença de preços, o local estaria com excesso de demanda e o estrangeiro com excesso de oferta. O preço no local iria subir e no estrangeiro iria diminuir até que a diferença fosse o valor da tarifa. A tarifa aumenta o preço no local (país que a colocou) e diminui no estrangeiro.

O aumento do preço do produto no local é inferior ao valor da tarifa porque uma parte do preço diminui com o declínio do preço das exportações do estrangeiro. Quando um país pequeno impõe uma tarifa, não afeta o nível de preço da exportação do país estrangeiro. Nesse caso, temos uma redução das importações no país pequeno.

Custos e benefícios das tarifas



Vamos supor que um país se defronta com as seguintes curvas de oferta (O) e demanda (D) e o equilíbrio inicial se dar no ponto em que o preço é Pw. Neste ponto, o país produz O1 e demanda D1. A linha de b até d é o valor das importações.

Este país aplica uma tarifa que faz o preço doméstico subir de Pw para Pt. Neste ponto a produção doméstica sobe para O2 e a demanda cai para D2. O excedente do produtor tem um aumento igual a área ''a'' e o excedente do consumidor tem uma redução igual a área a + b + c + d. 

O governo ganha com a tarifa. Seu ganho é igual ao preço da tarifa vezes a quantidade importada. Neste caso, o ganho do governo é a área c + e.

O custo líquido de uma tarifa é: Perda do consumidor - ganho do produtor - ganho do governo

''Os efeitos negativos consistem nos dois triângulos, b e d. O primeiro representa a perda pela distorção da produção, resultante do fato de que a tarifa leva os produtores domésticos a produzir o bem em demasia. O segundo representa a perda pela distorção do consumo doméstico, resultante do fato de que a tarifa leva os consumidores a consumir muito pouco do bem. A essas perdas opõe-se o ganho dos termos de troca, representado pelo triângulo ''e'', que resulta do declínio do preço das exportações estrangeiras causadas pela tarifa.''

No caso de um país pequeno, cujo preço da tarifa não afeta o preço das exportações dos outros países, a tarifa diminui seu bem estar ja que o mesmo não é beneficiado pelos ganhos dos termos de troca. 

Subsídios à exportação

Subsídio à exportação é um pagamento que o governo faz aos produtores que vendem seus bens para o exterior. 



O subsídio aumenta o preço do país exportador de Pw para Ps, mas como o preço no país importador cai de Pw para Ps*, o valor do subsidio é maior do que o aumento de preço. No país exportador, os consumidores perdem, os produtores ganham e o governo perde. 

O subsídio do governo é representado pela área b + c + d + e + f + g. 





Enviar um comentário

0 Comentários