ANATEL - 2014 - ESPECIALIDADE: ECONOMIA - Questão 92
92 - No modelo estimado por efeitos aleatórios, a correlação entre o efeito não observado e a matriz de regressores é não nula.
Resolução:
Se tratando de dados em painel, temos quatro opções de técnica de estimação. São elas:
Uma equação que representa este modelo pode ser escrita como:
Y = B1 + B2Qit + B3PFit + B4LFit + Wit
em que
Wit = ɛi + uit
Onde Y é a variável que queremos prever; B1 é o intercepto (fixo), B2,B3 e B4 são valores definidos no modelo, Q, PF e LF são as variáveis explicativas e W é o termo de erro composto.
i é o i-ésimo indivíduo e t é o período de tempo para as variáveis que definimos anteriormente.
O termo de erro composto Wit consiste em dois componentes; ɛi, que é componente de corte transversal ou específico dos indivíduos, e uit, que é o elemento de erro combinado da série temporal e corte transversal e ás vezes chamado de termo idiossincrático, porque varia com o corte transversal (isto é, o indivíduo) e também o tempo.
Quando a questão se refere a efeito não observado eu acredito que ela se referiu ao termo de erro Wit e não apenas ao ɛi. Vamos seguir.
O modelo de componentes dos erros (MCE) recebe esse nome, porque o termo de erro composto consiste em dois (ou mais) erros.
As hipóteses feitas pelo MCE são que
ɛi ~ N(0, σ²)
uit ~ N(0, σ²)
E(ɛi,uit) = 0 E(ɛi ɛj) = 0 (i ≠ j)
E(uis,uit) = E(uij,uij) = E(uit ujs) = 0 (i ≠ j; t≠s)
isto é, os componentes de erro individual não estão correlacionados entre si, nem com as unidades de corte transversal e de série temporal. Também é muito importante observar que Wit não está correlacionado com qualquer uma das variáveis explanatórios incluídas no modelo. Uma vez que ɛi é um componente de wit é impossível que este esteja correlacionado com as variáveis explanatórios. Se for esse o caso, o MCE resultará em estimativas inconsistentes dos coeficientes de regressão.
Ou seja, a correlação entre o efeito não observado e a matriz de regressores é nula.
Enviar um comentário
0 Comentários