Cespe - Câmara dos Deputados - 2014 - ÁREA IX - Questão 129


As empresas I e II têm conhecimento da matriz de payoff acima, que mostra pares ordenados, em que o primeiro número representa o lucro mensal esperado da empresa I e o segundo representa o lucro mensal esperado da empresa II da aplicação das estratégias A, B ou C. A estratégia A consiste em aumentar o preço; a B consiste em investir em uma campanha publicitária e a C, em baixar o preço. Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes. 

129 Em um jogo de decisão simultânea repetido infinitas vezes, em que é de conhecimento mútuo que as empresas empregam a estratégia tit-for-tat, espera-se que as empresas sigam a estratégia A desde o primeiro mês.

Resolução:

A estratégia tit-for-tat é uma estratégia de repetição na qual o jogador responde de forma igual às jogadas do oponente, cooperando com os oponentes que cooperam e retaliam os que não cooperam.

Vejamos agora a definição de Pindyck acerca de jogos repetidos infinitas vezes e reparemos que o exemplo dos autores é muito semelhante ao caso apresentado pela questão:

"JOGO REPETIDO INFINITAS VEZES. Suponhamos que o jogo seja repetido infinitas vezes. Em outras palavras, meu concorrente e eu repetiremos a determinação de preços mês após mês, para sempre. O comportamento cooperativo (ou seja, a cobrança de um preço alto) torna-se então a reação racional à estratégia tit-for-that. (Isso pressupõe que meu concorrente saiba, ou possa deduzir, que estou utilizando uma estratégia desse tipo). Para compreendermos o motivo dessa afirmação, suponhamos que em um mês meu concorrente pratique um preço mais baixo do que o meu. Durante esse período ele certamente conseguirá obter lucros maiores. Mas ele sabe que no próximo mês reduzirei o preço, de maneira que seus lucros cairão e permanecerão baixos enquanto ambos estivermos cobrando preços baixos. Como esse jogo será repetido infinitas vezes, a perda acumulada de lucros que ocorrerá será necessariamente maior do que qualquer lucro de curto prazo que possa ser acumulado durante o primeiro mês de vendas a preços baixos. Portanto, não seria racional começar a vender a preços baixos."

É racional que ambas as empresas optem pela estratégia A e cooperem uma com a outra, praticando preços altos desde o início e obtendo altos lucros. 

Gabarito: Certo 


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