ESAF - Analista de Comércio Exterior/2002
Com o objetivo de avaliar os efeitos das variáveis preço e renda no consumo per capita do setor têxtil de determinado país, ajustou-se, utilizando-se para esse fim observações de 20 anos, o modelo de regressão linear
onde representa o logaritmo neperiano e, com base em , é um índice de consumo per capita, é o quociente de um índice de preço do vestuário pelo índice de custo de vida, é a renda real per capita, , e são parâmetros desconhecidos e os são realizações independentes de uma variável aleatória normal com média zero e variância desconhecida .
O ajuste do modelo de regressão linear foi levado a efeito condicionalmente às observações de e que deste modo são tratadas como fixas. As estimativas dos parâmetros, de seus desvios padrão bem como parte da tabela de análise de variância são dados a seguir:
São 20 observações (N = 20). A soma de quadrados total tem
graus de liberdade.
São três parâmetros estimados (, , ). Logo, a soma dos quadrados de regressão tem graus de liberdade (onde "p" é justamente a quantidade de parâmetros estimados).
Fazendo a diferença entre as duas quantidades acima, temos o número de graus de liberdade associado à soma dos quadrados dos resíduos:
Dividindo a soma de quadrados dos resíduos (0,017) pelo seu número de graus de liberdade (17), temos o quadrado médio dos resíduos (QMR):
A variância de em torno da função de regressão é dada por , que é estimado em 0,001 (= quadrado médio dos reísudos).
A variância da observação individual de corresponde à soma da variância do preditor do valor esperado (=0,024, conforme enunciado), com a variância em torno da função de regressão (estimada em 0,001). O resultado é:
Gabarito: Letra E
Enviar um comentário
0 Comentários