NCE e FUJB (UFRJ) - Inspetor da Comissão de Valores Mobiliários/2008

O risco de mercado está diretamente relacionado ao conceito de volatilidade que, em geral, pode ser obtida por meio de:

a) desvio-padrão da variação dos preços; 

b) média aritmética dos preços praticados; 

c) segunda derivada do preço do ativo; 

d) média móvel simples dos dividendos esperados; 

e) somatório das rentabilidades esperadas.

Resolução:


O risco de mercado ou sistêmico é aquele de efeito generalizado, impactando todas as empresas. Pode decorrer, por exemplo, da variação da taxa de câmbio, taxa de juros e inflação.


Volatilidade é uma medida de dispersão dos retornos de um título ou índice de mercado. O risco de mercado está associado ao conceito de volatilidade. Desta forma, entre as alternativas da questão, o desvio padrão é a única que mensura o risco de mercado por meio da volatilidade dos preços dos ativos.



As demais alternativas está incorretas. Seguem os comentários:



Na letra B, a média aritmética é uma medida de tendência central e não é capaz de mensurar a volatilidade.



Na letra C, pelo modelo Black Scholes a volatilidade estaria associada a segunda derivada do preço de um derivativo em relação ao preço do ativo. A alternativa afirma o contrário.



Na letra D, como já comentado anteriormente, qualquer tipo de média não é capaz de mensurar a volatilidade, pois trata-se de uma medida de tendência central e não de dispersão.



Na letra E, apesar da rentabilidade esperada e volatilidade serem dois parâmetros fundamentais para definição de uma carteira de ativos, eles não se confundem e não são determinados um pelo o outro. Enquanto a rentabilidade esperada é uma expectativa sobre o futuro, a volatilidade é uma medida de incerteza em torno do rendimento esperado.


Gabarito: Letra A

Enviar um comentário

0 Comentários