CESPE - Analista (FINEP)/Crédito e Auditoria/2009

Assinale a opção correta a respeito das características e aplicabilidades do custo médio ponderado de capital (WACC) e demais técnicas para determinação do custo de capital.

a) Ao se utilizar o WACC sem considerar o risco há uma tendência em rejeitar projetos rentáveis com risco superior ao da empresa como um todo. 

b) Com a security market line (SML) não é possível estimar o custo de capital próprio da empresa, retorno exigido por investidores da empresa. 

c) Na interseção das curvas de indiferença de maior índice e capital market line (CML), ocorre a combinação ideal de risco e retorno. 

d) O uso do WACC da empresa para avaliar fluxos de caixa futuros só será adequado se o investimento proposto possuir risco semelhante ao das atividades existentes na empresa. Assim, pode-se avaliar o valor presente do investimento usando o WACC como taxa média de atratividade (TMA). 

e) Quanto menor for a diferença entre o retorno da carteira de mercado e a taxa livre de risco maior será o retorno esperado de um título ao se adotar como referência o capital asset pricing model (CAPM).

Resolução:

a) O WACC considera a taxa de retorno para capital próprio, e consequentemente leva em conta o risco de rejeitar projetos rentáveis. Afirmativa incorreta.
 
b) A linha de mercado de títulos (security market line) descreve a relação risco/retorno para títulos considerados isoladamente. A taxa de retorno exigida para um dado título (Re) é igual á taxa de retorno isenta de risco Rf adicionada de um prêmio de risco de mercado (Rm - Rf), multiplicado pelo coeficiente beta do título (B). Portanto é possível estimar sim o custo de capital próprio da empresa. Afirmativa incorreta.
 
c) A linha de mercado de capitais, (capital market line) descreve a relação risco/retorno para carteiras eficientes; isto é, para carteiras que consistem numa carteira de mercado mais um ativo livre de risco. Não existe a figura da curva de indiferença de maior índice. Afirmativa incorreta.
 
d) A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é uma taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento, ou o máximo que uma pessoa se propõe a pagar quando faz um financiamento.
 
Esta taxa é formada a partir de 3 componentes básicas:
 
  1. Custo de oportunidade: remuneração obtida em alternativas que não as analisadas, ou seja, é o valor de outras oportunidades não escolhidas. Exemplo: caderneta de poupança, fundo de investimento, etc.
  2. Risco do negócio: o ganho tem que remunerar o risco inerente de uma nova ação. Quanto maior o risco, maior a remuneração esperada.
  3. Liquidez: capacidade ou velocidade em que se pode sair de uma posição no mercado para assumir outra.
 
o WACC ou O custo do capital pode ser representado pela taxa de juros que as empresas usam para calcular, descontando ou compondo, o valor do dinheiro no tempo (vide custo de oportunidade (Atkinson et. al.,2000). É calculado considerando-se os custos dos recursos de todas as fontes, postos à disposição da empresa, e levando-se em conta a participação percentual de cada fonte (capital próprio e de terceiros).
 
Portanto abrange tanto o risco do capital próprio, que engloba o risco de mercado ou risco do negócio também, além do custo de oportunidade. A afirmativa está correta.
 
e) Pelo contrário, quanto maior for a diferença do retorno de capital de mercado e taxa livre de risco, maior será o CAPM.
 
CAPM = Taxa livre de Risco + Beta *  (retorno de capital de mercado - Taxa livre de Risco).
 
Gabarito: D 

Enviar um comentário

0 Comentários