PUC PR - Economista (DPE PR)/2012

Um mercado submetido ao poder de monopólio estará sujeito a preços mais elevados do que se operasse como um mercado competitivo.
 
Considerando uma sociedade composta apenas por produtores e consumidores, é CORRETO afirmar que:

a) As perdas dos consumidores decorrentes de um preço mais elevado são compensadas por ganhos de mesma monta auferidos pelo produtor ao praticar tal preço, de forma a manter inalterado o nível de bem-estar da sociedade. 

b) As perdas para a sociedade, decorrentes do monopólio, são consequência do preço mais elevado pago pelos consumidores e não do menor disponibilidade de mercadoria comercializável. 

c) O preço mais elevado pode propiciar ganhos mais elevados ao produtor do que as perdas dos consumidores, de forma a aumentar o bem-estar da sociedade. 

d) As perdas para essa sociedade, decorrentes do monopólio, são consequência da menor quantidade comercializada e não do preço mais elevado praticado no mercado. 

e) Só haverá perda para a sociedade por não existir, neste caso, um governo. Caso houvesse governo, este poderia tributar o ganho extra do monopolista e transferir os recursos assim obtidos para os consumidores. Desse modo, a sociedade poderia obter o mesmo nível de bem-estar que teria em um mercado competitivo, embora submetida a um monopólio.

Resolução:

Analisemos as alternativas:
 
a)  As perdas dos consumidores decorrentes de um preço mais elevado são compensadas por ganhos de mesma monta auferidos pelo produtor ao praticar tal preço, de forma a manter inalterado o nível de bem-estar da sociedade.
 
Está errado, pessoal!
 
No caso do monopólio, há um peso morto.
 
Isso porque ao aumentar o preço, ele reduz a quantidade de equilíbrio.
 
Neste caso, os ganhos do produtor não são suficientes para compensar a perda dos consumidores.
 
Senão, vejamos a ilustração gráfica:

 
 
Alternativa Incorreta

b)  As perdas para a sociedade, decorrentes do monopólio, são consequência do preço mais elevado pago pelos consumidores e não do menor disponibilidade de mercadoria comercializável.
 
Errado!
 
A perda para a sociedade (peso morto) é dada exatamente porque reduz a quantidade comercializada no mercado.
 
Se o problema fosse apenas o preço mais elevado, toda a perda do consumidor seria um ganho para o produtor.
 
Alternativa Incorreta

c)  O preço mais elevado pode propiciar ganhos mais elevados ao produtor do que as perdas dos consumidores, de forma a aumentar o bem-estar da sociedade.
 
Errado novamente!
 
Reparemos que o examinador insistiu neste ponto exatamente porque ele é chave, pessoal!
 
Se a quantidade de equilíbrio não se alterasse, não haveria peso morto, mas apenas transferência de excedentes de consumidores para produtor.
 
Mas aqui a situação é análoga ao impacto da tributação num mercado competitivo.
 
Isso faz com que a quantidade vendida/comprada no mercado seja menor e, portanto, há perda de bem estar na sociedade.
 
Alternativa Incorreta

d)  As perdas para essa sociedade, decorrentes do monopólio, são consequência da menor quantidade comercializada e não do preço mais elevado praticado no mercado.
 
É exatamente isso!
 
Prova disso é que quando há perfeita discriminação de preços, apesar de o produtor capturar todo o excedente do consumidor, não há peso morto, exatamente porque a quantidade comercializada não cai.
 
Alternativa Correta

e)  Só haverá perda para a sociedade por não existir, neste caso, um governo. Caso houvesse governo, este poderia tributar o ganho extra do monopolista e transferir os recursos assim obtidos para os consumidores. Desse modo, a sociedade poderia obter o mesmo nível de bem-estar que teria em um mercado competitivo, embora submetida a um monopólio.
 
Absolutamente errado!
 
Tributar o ganho do monopolista apenas prejudicaria a eficiência já prejudicada aqui.
 
Isso porque tal medida não faria com que o monopólio aumentasse sua oferta, pelo contrário.
 
E vimos que o problema aqui é justamente uma quantidade comercializada inferior à socialmente ótima.
 
Alternativa Incorreta
 
Gabarito: Letra D


Enviar um comentário

0 Comentários