Hoje falo de um assunto introdutório para quem vai estudar Macroeconomia. Eu sei que quando se estuda para concursos existe um tese de que se deve aprender somente aquilo que vai ser cobrado. Este método pode funcionar em alguns concursos mais decorebas como o do BB ou da Caixa mas quando se quer ter um cargo público em uma instituição que pague salários melhores é mais vantajoso entender o conjunto todo pois assim você fica preparado para perguntas surpresas que foge do padrão ou aquelas que pedem algo fora da rotina.
Pois bem, teorias macroeconômicas.
Qual o principal objetivo da teoria econômica?
Pergunta meio difícil né? Pois bem, seu principal objetivo é analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produção existentes na economia.
Já parou para pensar o que influencia o preço do feijão? Quem sabe o que é preciso acontecer que o preço do Iphone baixe e caiba no seu bolso? Estes tipos de pergunta vão ser respondidos pela Macroeconomia.
A parti de meados do século XIX, os economistas estruturam um método de analise que iria consagra-se posteriormente, denominado escola neoclássica.
E qual o principio desta escola (valendo um milhão de reais)?
O principio de que os agentes econômicos (eu, você, sua empresa,...qualquer agente que tome uma decisão econômica) agem movidos pela racionalidade.
Sabe o que isso que dizer? Que agimos da melhor forma ao gastar nossos recursos. Quando você recebe seu salário você o gasta da forma que acha melhor. Isso varia para cada pessoa. Alguns vão poupar 50% e gastar 50%. Outros vão gastar 90% e poupar 10%. Entre outras combinações possíveis. Mas o fato é: independente do seu uso, a pessoa que o faz estará usando da maneira que mais lhe convém, ou seja, esta sendo racional.
''E o que seria então não ser racional?''
Seria pegar seu salário e queimar. Ou lascar. Ou jogar no lixo. Ou gastar todo o salário com escovas de dentes. Nestes casos o individuo não estaria maximizando seu bem estar pois estaria destruindo aquilo que poderia usar para obter recursos ou comprando demasiadamente um tipo de produto que ele não vai consumir. Para teoria macroeconômica este tipo de individuo não existe e por isso não é avaliado.
Seguindo.
A fim de verificar como se determinavam os preços e as quantidades produzidas, esses economistas criaram duas entidades básicas: o consumidor e a firma.
O consumidor seria uma entidade abstrata que teria por objetivo maximizar alguma função (olha a explicação que dei acima), enquanto as firmas ao decidirem aspectos relativos sobre os preços a serem cobrados ou as quantidades a serem produzidas, tomariam tais decisões, procurando maximizar também alguma função objetiva (o lucro).
Os consumidores estão sempre tentando pagar mais barato pela mercadoria e as empresas estão sempre tentando cobrar mais caro. Cada um no seu quadrado.
Mas como calcular o preço ideal?
Na tentativa de se determinar como os preços e as quantidades são estabelecidos, desenvolveram-se dois métodos de análise básicos: a chamada abordagem de equilíbrio parcial e a do equilíbrio geral.
- Equilíbrio Parcial: analisa um determinado mercado sem considerar os efeitos que este mercado ocasiona sobre os demais mercados existentes na economia. Admiti-se que os demais mercados afetam o mercado analisado, mas julga-se que este mercado não afeta os demais;
- Equilíbrio Geral: acredita-se que tudo depende de tudo, e assim, se quiséssemos determinar como são formados os preços dos bens, deveríamos inicialmente listar todos os bens que são produzidos pela economia e todos os diferentes tipos de insumos que são utilizados, e considerarmos que, nas demandas e ofertas de cada um dos bens, todos os preços dos demais bens são importantes.
Ta na cara que a teoria do equilíbrio geral é mais completa e tende a ter um resultado mais próximo da realidade e, por tabela, demora muito mais tempo para ser feita. Porém, as vezes precisamos obter respostas um pouco mais rápidas.
E este tipo de necessidade faz surgi a Macroeconomia.
E qual o principal objetivo da Macroeconomia?
Analisar com são determinadas as variáveis econômicas de maneira agregada.
Se considerarmos uma economia fechada (economia que não mantém relações com outros países), a macroeconomia a observa como se ela fosse constituída por quatro mercados: o mercado de bens e serviços; o mercado de trabalho; o mercado monetário e o mercado de títulos.
Assim, para tentar responder como se tem comportado o nível de atividades, efetua-se uma agregação de todos os bens produzidos pela economia durante um certo período de tempo e define-se o chamado produto nacional. Esse produto representa a agregação de todos os bens produzidos pela economia. O preço desse produto, que representa uma média de todos os preços produzidos, é chamado nível geral de preços.
Assim, podemos reunir os objetivos da análise macroeconômica como sendo o de estudar como se determinam as seguintes variáveis agregadas: nível geral de preços, nível de produto, taxa de salário, nível de emprego, taxa de juros, quantidade de moeda, preço dos títulos e quantidade de títulos.
Falaremos mais sobre este tema, mas por agora, isso basta.
Enviar um comentário
0 Comentários