38 - Uma consumidora costuma comprar peixes no mercado local, mas não é capaz de identificar os de melhor qualidade. Ela está disposta a pagar R$ 15,00 pelo kg do peixe de melhor qualidade e R$ 5,00 pelo de pior qualidade. Os vendedores de peixe de melhor qualidade descartam a mercadoria restante no final do dia, o que implica um custo de R$ 10,00 por kg, enquanto que aqueles que não adotam essa prática têm um custo de R$ 8,00 por kg. Das dez barracas que vendem peixes, metade tem os de melhor qualidade.
O preço que inicialmente essa consumidora estará disposta a pagar, em reais, pelo quilo do peixe, e a quantidade de barracas que, no longo prazo, venderá peixes de má qualidade serão, respectivamente,
(A) 10 e nenhuma (o mercado de peixes deixa de funcionar)
(B) 10 e todas as barracas
(C) 8 e metade das barracas
(D) 8 e todas as barracas
(E) 5 e nenhuma (o mercado de peixes deixa de funcionar)
Resolução:
Vamos chamar a quantidade de barracas que vendem peixe de boa qualidade de q e as que vendem peixe de má qualidade de (q-1). A consumidora não sabe quais barracas vendem peixe de boa qualidade mas sabe a sua proporção entre todas. Assim, elas estará disposta a pagar:
15q + 5(1-q)
Sabemos que a proporção de barracas que vendem peixe de boa qualidade é 0,5. Logo q = 0,5. Substituindo temos:
15.0,5 + 5(1-0,5) = 10
O preço que a consumidora estará disposto a pagar será 10.
Como o vendedor não tem capacidade para identificar um peixe de boa qualidade, o vendedor tem incentivo a vender somente peixe de má qualidade para aumentar seus lucros. O mercado de peixe ruim expulsaria o mercado de peixe bom.
Desta forma, no longo prazo q = 0 e p = 5
Uma vez que o custo do peixe ruim é 8, este mercado deixaria de existir.
Gabarito: Letra A
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