50 - Qual das características abaixo se refere ao processo de industrialização por substituição de importações que o Brasil vivenciou na década de 1930?
(A) Aumento do grau de concentração de renda, em função do investimento industrial ser intensivo em capital humano qualificado.
(B) Estímulo à poupança, o que viabilizou o financiamento de diversos investimentos, tanto estatais como privados.
(C) Estrangulamento externo, com aumento do valor das exportações, o que impulsionou a indústria nacional.
(D) Industrialização fechada, tendo como um de seus elementos a dependência de medidas protecionistas para a indústria nacional em relação à concorrência externa.
(E) Manutenção de um câmbio fixo, com o intuito de reduzir as incertezas e os riscos para o desenvolvimento da indústria nacional.
Resolução:
A crise de 1929 derrubou o preço do café e junto a economia brasileira - que consistia, em grande parte, na exportação de café. Junto a este processo, o país começou a produzir os bens que antes importava (ja que a entrada de divisas tinha diminuído consideravelmente) utilizando a capacidade ociosa da indústria nacional.
Nessa época era quase impossível continuar a obter crédito para financiar a produção de café. Mesmo com o cambio desvalorizado, o que favorecia a exportação, não tinha como vender toda a produção visto que a demanda era pouco sensível ao preço.
Com o café fora do jogo, restava a indústria brasileira a missão de segurar a economia.
Dois fatores passam a concorrer para a expansão da atividade industrial do Brasil:
1) A política de manutenção da demanda e do poder aquisitivo;
2) O aumento dos preços do produtos manufaturados produzidos no exterior e a queda da capacidade para se fazer importações.
Para manter o poder aquisitivo e a demanda o governo comprava a produção de café e depois queimava. Isso com o intuito de manter a renda e o nível de emprego. O preço pago pelo governo não era suficiente para incentivar o aumento da produção mas apenas para manter o nível de emprego e de demanda agregada.
Com o câmbio desvalorizado, torno-se mais caro importar bens estrangeiros. Paralelo a isso, existia no país a manutenção da renda. Isso incentivou os empresários a investir na indústria nacional com o intuito de vender internamente para a população que queria comprar so que não tinha como pagar pelos bens importados.
Antes de 1930 o governo nunca tinha dado muita ênfase na indústria. Foi com a ruína do café que a indústria nacional começa a ganhar força.
Foi uma industrialização fechada porque visava atender a demanda interna e medidas protecionistas porque, como era uma indústria nascente, não tinha como competir com as indústrias do estrangeiro.
Gabarito: Letra D
Enviar um comentário
0 Comentários