PETROBRAS - 2012 - Prova de economia Questão 52

52 - O II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), entre 1975 e 1979, caracterizou-se

(A) como uma alternativa à dicotomia de ajustamento ou financiamento, a qual sugeriu estimular a demanda interna e evitar o choque externo.

(B) como uma resposta ao choque do petróleo, o qual estava gerando uma transferência de recursos reais ao exterior.

(C) pela sua implementação realizada pelo Estado em parceria com o setor privado, a fim de estimular o investimento nos setores de bens de capital.

(D) pela manutenção das prioridades da industrialização ocorrida durante o período do milagre econômico, ao fortalecer o crescimento do setor de bens de consumo duráveis.

(E) pela promoção de um ajuste na estrutura de oferta de longo prazo, mas com uma contenção do crescimento da economia.

Resolução:

O II PNB foi um plano criado para responder ao primeiro choque do petróleo (1973). 

Quando a crise surgiu, três opções surgiram:

1) Atrelar o crescimento do país as condições externas nos momentos favoráveis, seja com aumento das exportações ou via endividamento. 

2) Promover um ajuste externo, desvalorizando o câmbio para incentivar as exportações. Esta medida dependeria da capacidade do resto do mundo de exportar.

3) Buscar a superação da dependência externa através de investimentos na capacidade de produzir bens de capitais e petróleo do país. 

No curto prazo, todas essas medidas dependiam do mercado externo. Seja através de importações dos produtos brasileiros ou de crédito para investimentos. A terceira alternativa era a mais dependente de todas. Como o cenário externo não estava bom, o único meio seria através da emissão de títulos públicos. 

O modelo escolhido foi o terceiro e o II PNB foi montando baseado nele.

O II PNB era um plano de investimento (público e privado) nos setores tidos como ''pontos de estrangulamentos'' da economia. Eram eles: insumos básicos, bens de capital, alimentos e energia. 

Para o financiamento, poderia vim da iniciativa privada, do governo ou do setor externo. A iniciativa privada não tinha condições. Coube ao setor público e ao externo esta missão. O setor público utilizou os impostos e emissão de dividas das empresas federais. 

Quanto ao setor externo, existia muita liquidez visto que os países da OPEP estavam buscando outras alternativas de investimento para aplicar os recursos provenientes do aumento do preço do petróleo (petrodolares). A taxa de juros dos EUA também estava caindo. Tudo isso ajudou a financiar o II PNB. 

O plano conseguiu êxito parcial, uma vez que, pela primeira vez na história, o Brasil conseguiu dominar todo o ciclo produtivo industrial. Contudo essa industrialização ocorreu a um preço alto, que fez a dívida externa explodir, o que acabou resultando na moratória, no final de 1982.

Gabarito: Letra B

Enviar um comentário

0 Comentários