62 - De acordo com as normas brasileiras, a demonstração do fluxo de caixa deve ser dividida em três grupos denominados
(A) intangível, tangível e operacional
(B) patrimonial, operacional e líquido
(C) patrimonial, de imobilizado e de investimentos
(D) operacionais, de investimentos e de financiamento
(E) não operacionais, de financiamento e de capital de terceiros
Resolução:
Segundo o CPC 03, as Demonstrações do Fluxo de Caixa (DFC) se dividem em operacionais, de investimentos e de financiamentos.
Falando sobre cada um dessas divisões.
Operacionais:envolvem todas as atividades relacionadas com a produção e entrega de bens e serviços e os eventos que não sejam definidos como atividades de investimentos e financiamento.
Investimentos:relacionam-se normalmente com o aumento e diminuição dos ativos de longo prazo (não circulantes) que a empresa utiliza para produzir bens e serviços. Incluem a concessão e o recebimento de empréstimos, a aquisição e a venda de instrumentos financeiros e patrimoniais de outras entidades e a aquisição e alienação de imobilizado e de participações societárias classificadas como investimentos. Mas incluem também todas as aplicações financeiras, inclusive as de curto prazo (exceto as que geram ativos classificáveis como equivalentes de caixa), destinados a dar remuneração a recursos temporariamente ociosos ou a especulação.
Financiamento: Relacionam-se com os empréstimos de credores e investidores da entidade. Incluem a obtenção de recursos dos proprietários e o pagamento a estes de retornos sobre seus investimentos ou do próprio reembolso do investimento; incluem também a obtenção de empréstimos junto a credores e a amortização ou liquidação destes, bem como a obtenção e pagamento de recursos de/ a credores via créditos de longo prazo.
Gabarito: Letra D
Enviar um comentário
0 Comentários