AFRFB (2014) - Conhecimentos Específicos - QUESTÃO 4
A amostragem estatística costuma ser mais eficiente do que a amostragem não estatística, pois esta é determinada apenas pela experiência do auditor. Não se utiliza métodos científicos na amostragem não estatística, diferentemente do que ocorre na amostragem estatística. Nesse caso, diminuir o percentual a ser testado na amostragem não garante a eficiência da auditoria. Portanto, a letra “b” está errada.
Distorção projetada é a melhor estimativa do auditor de distorções em populações, envolvendo a projeção de distorções identificadas em amostras de auditoria para populações inteiras de onde foram extraídas as amostras.
Caso a distorção real seja menor da amostra seja menor do que a distorção projetada, demonstrará que as técnicas utilizadas pelo auditor são indevidas e, portanto, não são eficientes. Portanto, a letra “c” está errada.
Segundo a NBC TA 530, a eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares.
O objetivo da estratificação é o de reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato e, portanto, permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem.
Portanto, a letra “d” está correta e é o gabarito da nossa questão.
Caso a firma de auditoria mantenha os critérios de seleção uniformes e pré-definidos com a empresa auditada, a auditoria restará prejudicada, pois a empresa poderá utilizar mecanismos fraudulentos na amostragem realizada pelo auditor. Portanto, a letra “e” está errada.
Enviar um comentário
0 Comentários