62 - Ao considerar o controle administrativo da Receita Federal do Brasil sobre importações, assinale a opção incorreta.
a) Toda mercadoria submetida a despacho de importação está sujeita ao controle do correspondente valor aduaneiro, que deve considerar inclusive o Acordo de Valoração Aduaneira da OMC.
b) No valor aduaneiro não serão incluídos os custos de transporte e seguro, desde que estejam destacados do preço efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias importadas, na respectiva documentação comprobatória.
c) A utilização do método do valor de transação nas operações comerciais entre pessoas vinculadas somente será permitida quando a vinculação não tiver influenciado o preço efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias importadas.
d) A determinação do valor aduaneiro, mediante a aplicação do método previsto no artigo 7 do Acordo de Valoração Aduaneira, poderá ser realizada com base em avaliação pericial, desde que fundamentada em dados objetivos e quantificáveis e observado o princípio da razoabilidade.
e) Os encargos relativos a assistência técnica da mercadoria importada, executadas após a importação, ainda que destacados, serão incluídos no valor aduaneiro.
Resolução:
QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO.
O enunciado solicita o assinalamento da opção INCORRETA, mas há duas alternativas incorretas na questão:
1) Está incorreta a alternativa “E”, conforme aponta o gabarito oficial, tendo em vista o contido no item I do artigo 79 do Regulamento Aduaneiro.
2) Também está incorreta a alternativa “B”, pois o item II do artigo 79 do Regulamento Aduaneiro – em sua parte final -, exclui apenas os custos do transporte e seguro internos (no território nacional), a partir do porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou do ponto de fronteira alfandegado no país de importação, que são os referidos no inciso I do Art.77. Em outras palavras, os custos de transporte e seguro INTERNACIONAIS serão sim incluídos no valor aduaneiro, desde que estejam destacados do preço efetivamente pago ou a pagar.
Gabarito: Letra E
Enviar um comentário
0 Comentários