BACEN - 2013 - ÁREA 3 - QUESTÃO 91

No que diz respeito à política monetária e à política fiscal, julgue os itens subsequentes. 

91 - O superávit primário, como proporção do PIB requerida para estabilizar a relação entre a dívida pública e o PIB, é uma função direta da relação entre a dívida pública/PIB e a taxa de juros e, ainda, uma função inversa do crescimento real da economia, para certa taxa de inflação e de senhoriagem.

Resolução:

A finalidade primária do cálculo do superávit primário é avaliar a capacidade de pagamento de juros da dívida pública. Assim, quanto mais elevada a taxa de juros incidente sobre a dívida, mais elevada a necessidade de superávit, pelo que ambas variáveis são diretamente relacionadas. 

O mesmo acontece com a relação dívida/PIB. Ora, caso a taxa de juros seja constante, e a relação dívida/PIB aumente, evidentemente o valor pago de juros também irá aumenta, exigindo maior superávit primário. 

Por fim, vejamos o crescimento real da economia. Não precisamos considerar a inflação e senhoriagem, pois o crescimento real do PIB já embute estes conceitos. Assim, caso a taxa real de crescimento aumente, a relação dívida/PIB irá diminuir. Evidentemente, o valor pago de juros será menor em termos do PIB, exigindo menor superávit primário. Ou seja, superávit e crescimento real do PIB são inversamente relacionados.



Gabarito: Certo

Enviar um comentário

0 Comentários