BACEN - 2013 - ÁREA 3 - QUESTÃO 95
Anteriormente a eles, a Curva de Phillips relacionada a variação dos salários nominais à taxa de desemprego. Quanto maior a variação positiva dos salários, maior o desemprego. Evidentemente, neste contexto, havia um dilema entre alta taxa de desemprego e altos salários (gerando mais inflação), e baixa taxa de desemprego e baixos salários (baixa inflação): ou um, ou outro.
Friedman e Phelps adicionaram o parâmetro “expectativa” ao modelo. Especificamente, trabalhadores e empregadores negociam os salários com base em seu valor real, considerando para isto a variação da inflação. Assim, a variação do desemprego em relação à taxa natural de desemprego (que considera apenas o desemprego friccional e voluntário) é resultado do desencontro entre inflação esperada e inflação efetiva. A expressão do modelo é a que segue:
Quando a taxa de desemprego é igual a taxa natural, a taxa efetiva de inflação é igual à sua expectativa. Indo ao encontro do erro da questão, a taxa de desemprego deveria ser igual ao que consideraram a taxa natural de desemprego, para que o nível de preços existente seja igual ao nível de preços esperado e a inflação atual corrente correspondente à inflação esperada. A simples expressão resolve o problema e demonstra o erro da questão. Nada mais é preciso.
Mas a CESPE deu como certa a questão. Vai entender.
Gabarito: Certo
Enviar um comentário
3 Comentários
Amigo, você poderia responder a questão 96 da prova do Bacen - Cespe - 2013, área 3, que fala sobre economia aberta. Desde já agradeço.
ResponderEliminarVou anotar aqui e respondo assim que tiver tempo.
EliminarOk Jonas, agradeço demais!
Eliminar