STN - 2013 Analista de Finanças e Controle - Questão 39 (específica)

39 - Um indivíduo pode decidir entre consumir no presente ou postergar seu consumo, com base na sua renda permanente. Considere que sua renda no presente seja y0 e sua renda futura seja representada por y1. Suponha também que este indivíduo tenha acesso a crédito à taxa de juros r. 

a) Com base na hipótese de renda permanente, uma elevação da taxa de juros reduz o consumo presente, mas aumenta a possibilidade de consumo no futuro. 

b) Um aumento da renda futura reduz o consumo presente e eleva o consumo futuro. 

c) Se o governo tributar este indivíduo com um imposto tipo lump-sum apenas no presente, reduz o consumo presente, mas deixa o consumo futuro inalterado. 

d) Um aumento na renda futura eleva o consumo tanto no presente quanto no futuro. 

e) De acordo com a hipótese de renda permanente, a propensão marginal a consumir a partir da renda transitória é maior que a propensão marginal a consumir a partir da renda permanente.

Resolução:

Com base em sua renda corrente e futura, seja transitória ou permanente, e na taxa de juros da economia, o indivíduo estabelece seus níveis de consumo presente e futuro. Aumento na renda permanente provocam elevação no consumo, enquanto que o aumento na renda temporária provoca elevação da poupança.

Feita esta introdução, vamos às alternativas:

a) A elevação da taxa de juros de fato aumenta o consumo futuro, pois os indivíduos preferem poupar mais no presente, o que eleva sua riqueza futura; no entanto, não é possível afirmar que o indivíduo consome mais no presente, pois o aumento dos juros pode gerar tanto elevação da poupança, com redução no consumo presente, como elevação no consumo, via aumento da riqueza (a poupança acumulada, por ser remunerada pelos juros, aumenta).

b) Aumento da renda futura eleva o consumo presente e futuro, pois o indivíduo possui menos incentivo em poupar renda presente, o que eleva o consumo presente, além de elevar seu consumo futuro, via elevação da expectativa de sua renda futura.

c) Caso o governo tribute o indivíduo no presente, sua poupança será reduzida, afetando também o consumo futuro; deste modo, o consumo é reduzido no presente e no futuro.

d) Exato, pois o aumento da renda futura aumenta o consumo futuro por motivos óbvios: além de aumentar o consumo presente, pois a expectativa de aumento na renda futura faz com que os indivíduos poupem menos no presente, e, deste modo, elevem o consumo no mesmo período. Item correto.

e) O indivíduo tende a consumir mais de sua renda permanente e poupar mais de sua renda transitória, pelo fato desta não ser constante e não possibilitar certeza de poder de compra (há incertezas quanto à sua execução); deste modo, a propensão marginal a consumir da renda permanente é maior que a propensão marginal a consumir da renda transitória.

Gabarito: Letra D

Enviar um comentário

0 Comentários