STN - 2013 Analista de Finanças e Controle - Questão 24 (específica)

24 - As curvas de indiferença entre risco e retorno esperado resultam da suposição de que os investidores possuem preferências descritas por funções utilidade com inclinação positiva, porém decrescente. Essas características correspondem à suposição de que os investidores: 

a) são indiferentes ao retorno esperado quando o risco é suficientemente baixo. 

b) exigem retornos adicionais para assumir riscos maiores. 

c) são indiferentes a risco. 

d) só correriam riscos adicionais se fossem irracionais. 

e) não toleram riscos muito elevados.

Resolução:

Sabemos que o investidor escolhe sua carteira ótima dentre as carteiras que oferecem os maiores retornos esperados, dados os diferentes níveis de risco ou os menores riscos para diferentes níveis de retorno. Assim, dentre todas as possíveis oportunidades de investimento, existe um grupo de carteiras que combina de maneira mais eficiente o risco e o retorno, denominado conjunto eficiente ou fronteira eficiente. O que vai definir em que ponto da fronteira eficiente estará cada investidor é sua atitude em relação ao risco, dado pela suas curvas de indiferença entre risco e retorno.

Assim, funções de utilidade com inclinação positiva mas decrescente retratam, de maneira clara, um comportamento de aversão ao risco, conforme podemos verificar nos gráficos anexados ao final. Assim, tais investidores não seriam indiferentes a riscos ou amantes do risco, mas sim seriam avessos ao risco, exigindo portanto retornos adicionais para assumir retornos maiores.


Gabarito: Letra D

Enviar um comentário

0 Comentários