Comportamento do consumidor

PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR

A premissa da teoria do consumidor se baseia em três características básicas sobre preferências que vão definir a cesta de mercado escolhida pelas pessoas. São elas:

1) Integralidade (plenitude): indica que as preferências são completas, ou seja, o consumidor é capaz de comparar e ordenar as cestas de mercado. 

2) Transitividade: as preferências são transitivas, isso é, se o consumidor preferir a cesta A a B e a cesta B a C, ele vai preferir a cesta A a C.

3) Mais é melhor do que menos: os consumidores sempre vão preferir mais a menos.

Curva de indiferença

A curva de indiferença representa todas as combinações de bens que satisfazem de forma igual o consumidor. Um conjunto de curvas de indiferença é chamado de mapa de indiferença.

O consumidor sempre vai preferir a curva de indiferença mais longe da origem pois ela possui uma maior quantidade de bens. As curvas não se cruzam.


O consumidor sempre vai preferir a curva U3 em relação a curva U2 e U1.

Taxa Marginal de Substituição

A taxa marginal de substituição (TMS) mede o quanto o consumidor estaria disposto a abrir mão de uma mercadoria para obter uma unidade adicional da outra mercado. 

Considerando as mercadorias do gráfico acima (vestuário e alimento), a TMS de vestuário por alimento seria expressa como:

 -ΔV/ΔA

*O sinal de negativo na frente da expressão foi usado para manter a TMS um número positvo. Lembre-se: a ΔV é sempre negativa visto que é o bem que o consumidor está abrindo mão para obter mais do outro.

A TMS tem em qualquer ponto seu valor absoluto igual a inclinação da curva de indiferença naquele ponto.

A TMS é decrescente e, em geral, convexas (arqueadas para dentro). A TMS fica mais inclinada a medida que nos movemos para baixo ao longo da curva. Ou seja, uma curva de indiferença é convexa quando a TMS diminui á medida que nos movimentamos para baixo ao longo desta.

Substitutos Perfeitos e Complementos Perfeitos










As curvas de indiferença mudam de acordo com o bem em questão.

Quando a TMS de um bem pelo outro é constante dizemos que os bens são substitutos perfeitos. A inclinação da curva não precisa ser de -1 (um bem X por um bem Y); a curva pode ter inclinação de -2 (dois bens X por um bem Y), ou -3, etc. O importante é que a TMS seja constante ao longo da curva.

Dois bens são complementares quando suas curvas de indiferença formam um ângulo reto.

Funções Utilidade

Em economia, utilidade se refere ''ao valor numérico que representa a satisfação que consumidor obtém de uma cesta de mercado''. 

A função utilidade é uma função que atribui um nível de utilidade a cada cesta de bens.

A função utilidade u(A,V) = AV mostra que o total da utilidade é o produto de A por V. A curva abaixo de utilidade demonstra as diferentes combinações que fornecem a mesma utilidade ao consumidor.




O fato de U3 ter uma utilidade de 100 e de U2 ter 50, não significa que esta gera o dobro de satisfação em relação a U2. Isso ocorre porque não temos nenhum meio de medir objetivamente o nível de satisfação ou o nível de bem-estar de uma pessoa que adquiri determinada cesta. Sabemos apenas que U3 é melhor do que U2 mas não sabemos o quanto ela é melhor.

A função utilidade que determina que as cestas na curva U3 são preferíveis as cestas na curva U2 é chamada utilidade ordinal pelo motivo explicado acima. Uma função utilidade que pudesse informar quanto uma cesta, em termos numéricos, é preferível a outra é chamada de função utilidade cardinal.

RESTRIÇÕES ORÇAMENTÁRIAS

Vamos supor que o consumidor tem a opção e gastar o salário mensal dele em duas mercadorias. A restrição orçamentária (linha de orçamento) é a combinação total de mercadorias que ele pode adquirir com o salário que possui. 

Supondo um salário de $80, a linha de orçamento do consumidor seria:



Uma modificação na renda do consumidor desloca a linha de restrição orçamentaria para a direita.

A ESCOLHA DO CONSUMIDOR

A cesta de mercado escolhida pelo consumidor deve atender os seguintes requisitos:

1 - Deverá estar sobre a linha de orçamento.
2 - Deverá dar ao consumidor sua combinação preferida de bens e serviços.




O consumidor maximiza sua utilidade no ponto A sobre a curva de indiferença U2. O ponto D fornece uma utilidade maior do que o ponto A porém devido a restrição orçamentaria do consumidor o mesmo não consegue alcançar este ponto.

No ponto A, a inclinação da curva de indiferença é igual a inclinação da curva de restrição orçamentária. Podemos dizer que a satisfação é maximizada no ponto em que:

TMS = Pa/Pv

Perceba que no ponto B a TMS é maior do que a razão no preço.

Quando o consumidor resolve gastar toda sua renda em uma mercadoria ao invés de dividi-la, temos uma solução de canto. Neste caso, a maximização da utilidade não se da no ponto em que a TMS é igual a razão de preços dos produtos. Neste caso, a maximização ocorre quando:

TMS≥Ps/Pic




UTILIDADE MARGINAL E ESCOLHA DO CONSUMIDOR

A utilidade marginal (UM) mede a satisfação que o consumidor obtém ao adquirir uma unidade adicional do bem. A utilidade do bem diminui a medida em que seu consumo por este aumenta (utilidade marginal decrescente).

Um consumo adicional de alimentos aumentará o total da utilidade em UMaΔa. A diminuição do consumo de vestuários ira diminuir a utilidade total em UMvΔv. Uma vez que todos os pontos sobre a curva de indiferença fornecem a mesma utilidade, chegamos a conclusão que a utilidade obtida com a variação positiva em alimentos tem que ser igual a perda de utilidade com a variação negativa dos vestuários.

0 = UMaΔa - UMvΔv

-(Δv/Δa) = UMa/UMv

Considerando que -(Δv/Δa) = TMS, a TMS é a razão entra a utilidade marginal de A e a utilidade marginal de V.

Sabemos que os consumidores maximizam sua satisfação, a TMS de a por v é igual a razão entre os preços:

TMS = Pa/Pv

Pa/Pv = UMa/UMv        ou        UMa/Pa = UMv/Pv

ÍNDICE DE LASPEYRES

Um índice de preços que utiliza uma cesta fixa de bens no período base é chamado de índice de Laspeyres. 




Pac e Pvc = preço no ano corrente
Pab e Pvb = preços no ano-base
Ac e Vc = são quantidades no ano corrente
Ab e Vb = são quantidades no ano-base

O índice mostra o quanto de dinheiro eu preciso ter hoje para comprar o que eu comprava a anos atrás.

ÍNDICE DE PAASCHE

O índice de Paasche baseia-se no custo de aquisição de uma cesta no ano corrente. 





O índice mostra o valor monetário, a preços correntes, necessários para comprar uma cesta de bens e serviços que foi escolhida no ano corrente, dividido pelo montante de dinheiro necessário para comprar a mesma cesta a preços do ano-base.









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