STN - 2013 Analista de Finanças e Controle - Questão 40 (específica)


40 - De acordo com o modelo de crescimento econômico de Solow: 

a) na ausência de progresso tecnológico, uma redução da taxa de crescimento populacional aumenta a taxa de crescimento do produto per capita correspondente ao estado estacionário. 

b) nos estágios acima do estado estacionário, o investimento é superior à depreciação do capital. 

c) no estado estacionário, com progresso tecnológico, o produto per capita cresce à taxa (g+n), em que g é a taxa de progresso tecnológico e n a taxa de crescimento populacional. 

d) uma elevação da taxa de crescimento populacional altera o estado estacionário ao reduzir o estoque de capital per capita. 

e) economias com elevado nível de poupança possuem grande estoque de capital, o que garante a manutenção do crescimento sustentado por um longo período.

Resolução:

Questão sobre o crescimento de Solow, que apresenta justificativas para o crescimento de longo prazo da economia. Para Solow, o crescimento a longo prazo é explicado através do progresso tecnológico, acumulação de capital, via poupança, e crescimento do fator trabalho.

Vamos analisar as alternativas:

a) Na ausência de progresso tecnológico a economia se encontra no equilíbrio (estados estacionário) e a taxa de crescimento do produto per capita é nula, ou seja, a taxa de investimento por trabalhador é igual a taxa de depreciação por trabalhador.

b) Nos estágios acima do estado estacionário, a taxa de depreciação é superior ao investimento.

c) O nível de investimento necessário para manter a economia no equilíbrio deve ser igual à taxa de crescimento populacional + taxa de crescimento tecnológico + taxa de depreciação.

d) O produto por trabalhador que é função do nível de capital por trabalhador se reduz, pois há aumento populacional e a taxa de capital se mantém no mesmo nível. Item correto.

e) O fator que garante a manutenção do crescimento sustentado por longo período é a inovação tecnológica.

Gabarito: Letra D

Enviar um comentário

0 Comentários