ANATEL - 2014 - ESPECIALIDADE: ECONOMIA - Questão 53

No que se refere às situações de monopólio e de oligopólio, julgue os próximos itens. 

53 O lucro do monopolista é maximizado no ponto em que o custo marginal se iguala à receita marginal.

Resolução:

E isso não é apenas no monopólio.

Em qualquer estrutura de mercado, partindo-se do pressuposto de que a função custo é crescente, o lucro será máximo sempre que o custo marginal for igual à receita marginal. Isso vale para concorrência perfeita, oligopólio, monopólio, etc.

O gráfico abaixo ilustra essa situação:



Vendo a curva de receita em cinza e a curva de custo em preta dada por C(q), percebemos que a distância entre uma e outra é máxima na quantidade q*. E o que acontece quando essa distância é máxima?

Acontece que nesse ponto de distância máxima, a inclinação da curva de receita é igual à inclinação da curva de custo (reta tracejada). As inclinações das curvas de receita e custo, nada mais são do que a receita marginal e o custo marginal naquele ponto. A partir daquele ponto, a curva de custo passa a crescer mais do que a curva de receita, o que significa que já não é mais vantajoso produzir.

A única particularidade do monopólio é que a curva de receita marginal é negativamente inclinada, ao contrário da situação em concorrência perfeita, quando a receita marginal é igual ao preço e, portanto, é horizontal.

No mais, pode se afirmar que qualquer que seja a estrutura de mercado em que a firma esteja estabelecida, seja monopólio ou não, a maximização de lucros se dará com RMG = CMG.

Gabarito: Certo

Enviar um comentário

0 Comentários