ANATEL - 2014 - ESPECIALIDADE: ECONOMIA - Questão 61

Com relação à teoria do setor público e às práticas de regulação, julgue os itens que se seguem. 

61 A situação em que uma empresa consegue manter seus preços recorrentemente acima do nível competitivo de produção sem diminuir o montante de produtos vendidos é caracterizada como poder de mercado.

Resolução:

Essa é uma característica do oligopólio e, sobretudo, do monopolista.

O poder de mercado, também conhecido como mark-up, é a capacidade de uma firma de colocar o preço acima do CMg.

Numa situação de concorrência perfeita, a RMg e a receita média são iguais ao preço.

Assim, ao maximizar lucro com RMg igual ao CMg, a firma em concorrência perfeita tem seu preço igual ao seu custo marginal.

Nesta situação (concorrência perfeita), a firma não tem capacidade de influenciar o nível de preços: ela é uma tomadora de preços.

O poder de mercado é exatamente a capacidade que a firma tem de descolar o preço do CMg, alcançando lucros econômicos positivos.

Isso ocorre porque a curva de demanda da firma é a própria demanda de mercado e sua receita média não é igual à sua receita marginal.

Vejamos, por fim, a definição de poder de mercado segundo Pyndick:

"Poder de mercado: Capacidade tanto do vendedor quanto do comprador de influenciar o preço de uma mercadoria"

Gabarito: Certo

Enviar um comentário

0 Comentários