Cespe - Câmara dos Deputados - 2014 - ÁREA IX - Questão 119


A caixa de Edgeworth exposta acima representa as dotações dos bens 1 e 2 e as preferências das pessoas A e B pelo consumo desses bens. As escolhas de consumo da pessoa A são medidas a partir do canto inferior esquerdo, enquanto as da pessoa B são medidas a partir do canto superior direito. As preferências de consumo de A e B são representadas por curvas de indiferença de linha cheia e de linha tracejada, respectivamente. As preferências de consumo de B são bem comportadas, ao passo que as de A são bem comportadas em torno da curva de contrato e entre os pontos X e Y e entre os pontos W e Z das curvas UA e U’A, respectivamente. Fora desses intervalos, as preferências de A são monotônicas e côncavas. O ponto W representa a dotação inicial, e M e N são pontos de tangência de curvas de indiferença de A e de B. No ponto S, a pessoa A não consome quantidade alguma dos bens 1 e 2.

Com base na situação apresentada acima, julgue os itens a seguir. 

119 É correto afirmar que a pessoa A preferiria alguma alocação de menor quantidade de algum dos bens do que a alocação do ponto N.

Resolução:

Não se pode afirmar que a pessoa A preferia alguma alocação de menor quantidade de algum dos bens do que a alocação do ponto N. 

Isso feriria o princípio da não saciedade, onde definimos que mais de um bem é melhor que menos (mesmo que seja pouco melhor).

Partindo do ponto N, se diminuirmos a alocação de qualquer um dos bens da pessoa A sem que alteremos a quantidade do outro bem, diminuiremos sua utilidade.

Ou seja, a pessoa A estaria numa curva de utilidade anterior à curva Ua, onde está o ponto N.

Mesmo que a partir do ponto N as preferências para A não sejam convexas, uma diminuição do bem 2 na cesta da pessoa A, faria com que esta precisasse de uma quantidade maior do bem 1 (mesmo que pouco maior) para se manter na mesma curva de indiferença.

Gabarito: Errado

Enviar um comentário

0 Comentários