Cespe - Câmara dos Deputados - 2014 - ÁREA IX - Questão 121


A caixa de Edgeworth exposta acima representa as dotações dos bens 1 e 2 e as preferências das pessoas A e B pelo consumo desses bens. As escolhas de consumo da pessoa A são medidas a partir do canto inferior esquerdo, enquanto as da pessoa B são medidas a partir do canto superior direito. As preferências de consumo de A e B são representadas por curvas de indiferença de linha cheia e de linha tracejada, respectivamente. As preferências de consumo de B são bem comportadas, ao passo que as de A são bem comportadas em torno da curva de contrato e entre os pontos X e Y e entre os pontos W e Z das curvas UA e U’A, respectivamente. Fora desses intervalos, as preferências de A são monotônicas e côncavas. O ponto W representa a dotação inicial, e M e N são pontos de tangência de curvas de indiferença de A e de B. No ponto S, a pessoa A não consome quantidade alguma dos bens 1 e 2.

Com base na situação apresentada acima, julgue os itens a seguir.

121 As pessoas A e B estão melhores no ponto M do que no ponto W.

Resolução:

Na caixa de Edgeworth da questão em análise, as curvas de indiferença da pessoa A evoluem do canto inferior esquerdo para o canto superior direito e o inverso acontece com a pessoa B.

Assim, podemos perceber que ao sair do ponto W para o ponto M, de fato a pessoa A estará numa situação melhor porque partirá da curva de utilidade U'A para uma curva mais avançada chamada UA.

Ocorre que para a pessoa B, é o contrário. Suas curvas de utilidade são aquelas tracejadas no diagrama.

Assim, o ponto W representa uma alocação melhor para B do que o ponto M.

Isso porque o ponto W está para B numa curva de indiferença mais avançada (na terceira da direita para a esquerda).

Sendo assim, apenas a pessoa A estará numa melhor situação em M se comparada ao ponto W.

Para B, M é pior que W.

Gabarito: Errado 

Enviar um comentário

0 Comentários