Cespe - Câmara dos Deputados - 2014 - ÁREA IX - Questão 122


A caixa de Edgeworth exposta acima representa as dotações dos bens 1 e 2 e as preferências das pessoas A e B pelo consumo desses bens. As escolhas de consumo da pessoa A são medidas a partir do canto inferior esquerdo, enquanto as da pessoa B são medidas a partir do canto superior direito. As preferências de consumo de A e B são representadas por curvas de indiferença de linha cheia e de linha tracejada, respectivamente. As preferências de consumo de B são bem comportadas, ao passo que as de A são bem comportadas em torno da curva de contrato e entre os pontos X e Y e entre os pontos W e Z das curvas UA e U’A, respectivamente. Fora desses intervalos, as preferências de A são monotônicas e côncavas. O ponto W representa a dotação inicial, e M e N são pontos de tangência de curvas de indiferença de A e de B. No ponto S, a pessoa A não consome quantidade alguma dos bens 1 e 2.

Com base na situação apresentada acima, julgue os itens a seguir.

122 X é um ponto de saciedade para a pessoa A.

Resolução:

Não importa em que ponto da caixa esteja a pessoa A, o ponto A não será um ponto de saciedade.

Isso porque a caixa de Edgeworth representa as alocações entre dois indivíduos baseados em suas preferências representadas por curvas de indiferença.

Estas, por sua vez, são desenvolvidas de acordo com as premissas básicas da teoria do consumidor, quais sejam:

- Integralidade (Completude);

- Transitividade;

- Mais é melhor que menos (não saciedade).

O fato de um consumidor preferir mais a menos significa que este não se sacia e que, ainda que a diferença seja mínima, sempre estará numa situação melhor se tiver uma quantidade maior de um dos bens.

Senão, vejamos a definição dessa premissa segundo Pindyck:

"Mais é melhor do que menos. Presumimos que todas as mercadorias são desejáveis. Consequentemente, os consumidores sempre preferem quantidades maiores de cada mercadoria. Assim, eles nunca ficam completamente satisfeitos ou saciados; mais é sempre melhor, mesmo quando se trata de um pouquinho a mais. Essa premissa é adotada por motivos didáticos: ela simplifica a análise gráfica.

Gabarito: Errado


Enviar um comentário

0 Comentários