CESPE - Economista (SUFRAMA)/2014



A tabela acima apresenta os coeficientes técnicos de horas de trabalho da mão de obra na produção de uma unidade de alimento e de uma unidade de tecido em duas economias, identificadas como A e B. 

A partir dessas informações, julgue o item a seguir. 

A economia A tem menos custo de oportunidade na produção de tecidos que a economia B. 

Resolução:

Os números inseridos na tabela em questão são os coeficientes técnicos de horas de trabalho de mão de obra, ou seja, representam a produção obtida com o emprego do fator de produção trabalho. 

Interpretando a tabela em questão temos que: 

  • a Economia A pode optar por empregar toda a sua mão de obra na produção de alimento, e assim obter 3 unid de alimento, ou pode optar por empregar toda a sua mão de obra na produção de tecido, e assim obter 4 unid de tecido; 

  • a Economia B pode optar por empregar toda a sua mão de obra na produção de alimento, e assim obter 2 unid de alimento, ou pode optar por empregar toda a sua mão de obra na produção de tecido, e assim obter 3 unid de tecido; 



O conceito de custo de custo de oportunidade está relacionado a alternativas (de consumo ou de produção, por exemplo), e significa aquilo que se deixa de ganhar por se optar por outra possibilidade (de consumo ou de produção). Nesse caso, cada economia tem duas possibilidades de produção onde podem empregar a sua mão de obra. 

O custo de oportunidade de se produzir tecido será a quantidade de alimento que deixa de ser produzida ao se alocar a mão de obra na produção de tecido. 

Para calcular o custo de oportunidade de se produzir 1 unid de tecido em cada uma das economias, o raciocínio será o seguinte: 

  • se a Economia A deixa de produzir 3 unid de alimento para produzir 4 unid de tecido, a economia A está deixando de produzir 3/4 unid de alimento para produzir 1 unid de tecido; 

  • se a Economia B deixa de produzir 2 unid de alimento para produzir 3 unid de tecido, a Economia B está deixando de produzir 2/3 unid de alimento para produzir 1 unid de tecido. 


Podemos fazer uma nova tabela, onde a coluna "tecido" terá como entrada sempre o número 1, e a coluna “alimento” expressará a quantidade de alimento que poderia ser produzida com a utilização da mesma mão de obra necessária para se produzir 1 unid de tecido.



Nessa tabela, visualizamos o custo de oportunidade de se produzir 1 unid de tecido em termos de alimento, e temos que o custo de oportunidade de A (3/4) na produção de tecidos é maior que o de B (2/3), e não menor, como afirma a questão.

Gabarito: Errado

Enviar um comentário

0 Comentários