ESAF - Analista Técnico da SUSEP/Controle e Fiscalização/2010

Pode ser demonstrado que um swap de taxas de juros, com prazo de cinco anos e trocas de fluxos de caixa referenciados em taxa pré e taxa flutuante a cada seis meses é equivalente a: 

a) uma opção de compra de um ativo de renda fixa com cupons semestrais e prazo de cinco anos. 

b) uma carteira de ações com horizonte de investimento de cinco anos, e cujas ações componentes pagam dividendos semestrais. 

c) um título de dívida com taxa de juros flutuante e prazo de cinco anos. 

d) uma sequência de dez forward rate agreements com vencimentos espaçados de seis em seis meses. 

e) um swap de taxas de câmbio, com prazo de cinco anos e trocas de fluxos de caixa referenciados em taxas flutuantes em duas moedas distintas.

Resolução:

Contratos swap são instrumentos típicos de mercado de balcão, isto é, mercados não padronizados cujo propósito é a troca futura de fluxos de caixa, em que as partes se comprometem a trocar suas posições sobre determinados fluxos de caixa em alguma data futura. O tipo de swap mais comum é o swap de taxa de juros. 

No que tange à paridade entre contratos, é possível estabelecer uma relação entre contratos swap e contratos a termo ou futuro assim como é feito entre preços futuros e o mercado à vista. Neste caso, os contratos swap são tratados como uma sequência de contratos a termo espaçados no tempo de vigência do contrato swap em que cada transação ou troca de posição é avaliada sob um único “preço a termo”, isto é, é possível estruturar tal relação entre os ativos em contratos independentes. 

De acordo com o enunciado temos um contrato swap com vigência de 5 anos cuja mudança posição ocorre a cada seis meses. Então, é possível estabelecer uma paridade entre este contrato swap de forma a ter 10 contratos a termo independentes, isto é, um contrato para cada seis meses. 

Portanto, a única assertiva correta é a D. As outras estão incorretas.

Gabarito: Letra D

Enviar um comentário

0 Comentários