CESPE - Consultor do Executivo (SEFAZ ES)/Ciências Econômicas/2010

Julgue o próximo item, acerca do excedente de consumidor, variações compensatórias e equivalentes, aversão ao risco e utilidade esperada.

Variação equivalente é a variação de renda necessária para levar o consumidor à sua curva de indiferença original depois de uma variação de preço.

Resolução:

Variação compensatória é a variação de renda necessária para levar o consumidor à sua curva de indiferença original depois de uma variação de preço.

A variação equivalente (VE) é a variação na renda original que desloca a reta orçamentária de modo a ficar tangente à nova curva de indiferença resultante de uma mudança de preço. Por exemplo, um aumento de preço do bem 1 faz com que o consumidor opte por uma nova cesta de bem (ponto B no gráfico) que se encontra em uma curva de indiferença abaixo da original. A variação equivalente representa a variação na renda original que deixaria o consumidor no mesmo nível de satisfação (ponto C no gráfico) da mudança de preço. Em outras palavras é a mudança na renda que equivale à mudança de preço.

Gabarito: Errado

Enviar um comentário