CESPE - Agente de Polícia Federal/"Regionalizado"/2004

A questão da escolha em situação de escassez, abordada pela microeconomia, as interações entre governo e mercados privados e os problemas macroeconômicos são temas relevantes para a ciência econômica. A esse respeito, julgue o item a seguir.

Em alguns provedores de Internet, a cobrança de uma mensalidade fixa pelo uso ilimitado do serviço faz que os consumidores utilizem esse serviço até o ponto em que o benefício marginal se anula.

Resolução:

Para maximizar a utilidade, o consumidor deve exaurir o benefício marginal do consumo.

Ou seja, se a cada unidade adicional consumida do bem/serviço o consumidor puder auferir ganho de utilidade, ele necessariamente irá consumir mais, para ficar mais satisfeito. No entanto, o ganho de utilidade derivado de mais consumo é decrescente, respeitando a lei dos rendimentos marginais decrescentes. 

O processo é finalizado quando o aumento na utilidade resultado no aumento do consumo zera, ou seja, quando o benefício marginal é zero.

Um simples exemplo ajuda elucidar a questão.

O indivíduo com sede pode aumentar sua utilidade consumindo água potável. O consumo inicial de água apresenta um alto índice de utilidade marginal (benefício marginal), que vai diminuindo ao passo que a sede é reduzida. O processo é finalizado com toda a utilidade foi consumida, ou seja, quando o benefício marginal em se consumir mais água é zero.

GABARITO: CERTO

Enviar um comentário

0 Comentários