ESAF - Inspetor da Comissão de Valores Mobiliários/2010

Considere o modelo keynesiano simplificado, fechado e com governo. É correto afirmar que política de expansão dos gastos do governo: 

a) será neutra, porque o investimento público substituirá o investimento privado (crowding out). 

b) terá impacto menor sobre o crescimento da renda do que a política de transferência de renda do governo. 

c) terá impacto maior do que política de transferência de renda, na proporção do inverso da propensão marginal a consumir. 

d) afeta o dispêndio agregado, mas não afeta a renda da economia. 

e) afeta negativamente o dispêndio agregado e a renda da economia.

Resolução:

Alternativa A - INCORRETA. Não. Na verdade, como se fala de uma economia fechada e com governo, o aumento dos gastos leva, no curto prazo, ao aumento da renda da economia. No médio e longo prazos, de fato, com o aumento da taxa de juros, haverá uma redução do investimento privado, mas nada indica que haverá um anulamento da política.

Alternativa B - INCORRETA. Uma expansão dos gastos do governo tem impacto MAIOR sobre o crescimento da renda do que a política de transferência de renda do governo.

Alternativa C - CORRETA. Tendo em vista que K=KR/c, e que 0<c<1, temos que o multiplicador de gastos (K) será maior que o multiplicador da transferência (KR), na proporção do inverso da propensão marginal a consumir.

Alternativa D - INCORRETA. Afeta o dispêndio agregado (demanda agregada), e TAMBÉM afeta a renda da economia.

Alternativa E - INCORRETA. A expansão dos gastos afetará positivamente o dispêndio agregado (demanda agregada) e a renda da economia.

Gabarito: Letra C

Enviar um comentário

0 Comentários