CESPE - Analista Administrativo (ANATEL)/Geral (Ciências Exatas ou Humanas)/2004


Um dos passos importantes da decisão dos administradores financeiros é avaliar projetos de expansão ou de criação de novas unidades. Essa avaliação de projetos segue, nos dias de hoje, um ferramental amplamente conhecido, com algumas diferenças importantes no que tange à avaliação realizada pelo setor público e aquela realizada pelo setor privado. Nesse contexto, julgue o item seguinte.


Sob a ótica do empresário, interessa o fluxo de caixa operacional líquido, depois de deduzido do fluxo de caixa destinado aos financiadores. Ao avaliar a série de valores que desembolsa e que recebe, o empresário deve levar em conta a taxa de juros sob a qual pode emprestar seus recursos, ou seja, seu custo de oportunidade.

Resolução:


Breve discrição sobre os fluxos de caixa:

  • Operacional – Refere-se ao fluxo de caixa gerado pelas operações de uma empresa, como por exemplo, receitas, custos, despesas administrativas, etc. O fluxo de caixa operacional está diretamente ligado a demonstração de resultados (DRE) e variação no capital de giro. Contudo, lucro e fluxo de caixa são conceitos distintos. 

  • Financiamento – Atividades de financiamento são as formas de obter recursos e quita-los, como por exemplo, um empréstimo, um aporte de capital, pagamento de uma dívida, etc. O fluxo de caixa financeiro está diretamente ligado à como a empresa financia suas necessidades por recursos e paga suas obrigações com investidores e bancos. Há duas fontes de financiamento possíveis: dívida e patrimônio líquido. Fontes de financiamento serão mais bem exploradas em um post próprio do assunto.

  • Investimento – Atividade de investimento são formas de a empresa alocar recursos em ativos que trarão benefícios futuros, como por exemplo, uma nova máquina num complexo fabril, capital de giro, pesquisa e desenvolvimento, a compra de outra empresa, etc. Os investimentos geram o aumento de um benefício/lucro

Fluxo de Caixa Livre: a soma do fluxo de caixa operacional o fluxo de investimento (financiadores). De uma maneira mais simples, podemos dizer que é o resultado operacional mais os itens não caixa, menos investimentos em capital de giro, imobilizado e outros ativos. Outra leitura possível é o considerá-lo como fluxo de caixa disponível para o pagamento das fontes de financiamento (recursos), isto é, a dívida e os investidores.

A afirmativa utiliza Fluxo de caixa Operacional Líquido, pois desconta os fluxos de caixa de financiamento e investimento. Afirmativa correta.
obs: Não considero a expressão mais correta, acredito que fluxo de caixa livre fosse o mais correto.

Gabarito: Certo

Enviar um comentário

0 Comentários