ESAF - Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil/Política e Administração Tributária/2000

Considerando o modelo IS/LM com os casos denominados de "clássico" e da "armadilha da liquidez", podemos afirmar que:

a) no "caso clássico", deslocamentos da curva IS só altera o nível do produto uma vez que a taxa de juros é fixa. 

b) tanto no "caso clássico" quanto no caso da "armadilha da liquidez", elevações dos gastos públicos causam alterações no produto. A diferença, entre os dois casos, está apenas na possibilidade ou não de alterações nas taxas de juros. 

c) no caso da "armadilha da liquidez", a política fiscal é totalmente inoperante, ocorrendo o oposto no "caso clássico". 

d) tanto no "caso clássico" quanto no caso da "armadilha da liquidez", o nível do produto é dado. A diferença está apenas nos efeitos dos deslocamentos da curva IS sobre as taxas de juros. 

e) o "caso clássico" ocorre quando a demanda por moeda é totalmente insensível à taxa de juros; já o caso da "armadilha da liquidez" ocorre quando a demanda por moeda é infinitamente elástica em relação à taxa de juros.

Resolução:

O modelo IS/LM na interpretação clássica possui a curva LM vertical, de modo que mudanças na política fiscal (deslocamento da IS) não geram qualquer efeito sobre o produto, mas apenas sobre a taxa de juros

No modelo interpretado por Keynes, no caso da armadilha da liquidez, a Curva LM é horizontal e mudanças na política fiscal possuem alta capacidade de promover elevação na renda, sem elevar os juros na mesma proporção.

Segue o gráfico com a o apontamento de cada interpretação para elucidar:

Portanto, analisando os itens, temos que:
a) no caso clássico, deslocamento da IS não altera o produto.

b) no caso clássico, a elevação dos gastos públicos não gera efeito sobre a renda.

c) no caso da armadilha da liquidez, a política fiscal é totalmente operante.

d) a variação do produto é exatamente a variável a ser obtida através do modelo IS/LM (variável endógena); não pode ser dada.

e) exato, pois no caso clássico a demanda por moeda é explicada apenas por variáveis reais, de modo que mudanças na taxa de juros não a afetam; já modelo keynesiano, no caso da armadilha da liquidez, a demanda por moeda é altamente sensível a mudanças a taxa de juros, ou seja, caso a taxa de juros caia, toda a riqueza da economia tende a ser entesourada na forma líquida (moeda). Item correto.


Gabarito: Letra E


Enviar um comentário

0 Comentários